Régua de Inovação: uma ferramenta de apoio à Educação em Geociências

Palavras-chave: Educação, Geologia, Escola Básica, Geociências

Resumo

Este trabalho sustenta a hipótese de que estudos sobre inovação nas empresas podem contribuir para formulação de propostas criativas na esfera educacional. Na literatura específica sobre inovação frequentemente citam-se trabalhos dos autores Nonaka e Takeuchi, que utilizaram a epistemologia de Michael Polanyi para elaborar um modelo de criação de conhecimento organizacional. No artigo resgatamos algumas ideias dos autores e propomos um instrumento de predição e análise de inovações denominado "régua de inovação" para ser aplicado em planejamento, execução e avaliação de projetos educacionais. A aplicação da régua em projeto de pesquisa (Projeto Geo-Escola) sobre ensino de Geociências no município de Monte Mor (SP) revelou que nenhum dos dez fatores foi plenamente satisfeito. Uma explicação é que, na época, o desenvolvimento de ambientes que favoreçam a elaboração do conhecimento pelo professor e pelos estudantes ainda não era, estritamente, considerada pelos autores como inovação educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Barbosa, Unicamp
Doutor em Ciências, Mestre em Geociências, Especialista em Jornalismo Científico e Graduado em Engenharia da Computação (todos pela Unicamp). Professor do Instituto de Artes (IA – Unicamp) e Professor Colaborador do Instituto de Geociências (IG – Unicamp). Coordenador de cursos de graduação no Centro Universitário UniMetrocamp. Temas de pesquisa: educação e tecnologia; ensino à distância; metodologias de ensino para Ciências.  
Celso Dal Ré Carneiro, Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp

Celso Dal Ré Carneiro é geólogo (1972), mestre (1977) e doutor (1984) pelo Instituto de Geociências USP e Livre Docente pelo Instituto de Geociências da Unicamp (2010). Recebeu da Sociedade Brasileira de Geologia os prêmios Martelo de Prata (1982) e Medalha de Ouro Henry Gorceix (2008). É Membro Associado da Academia Brasileira de Ciências (1995). Foi professor do IG-USP e pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), tendo coordenado a Divisão de Geologia e Recursos Minerais. Vinculado ao Instituto de Geociências da Unicamp desde 1986, assumindo a partir de 2014 as funções de Professor Associado II. Aposentou-se em abril de 2017 e continua a atuar junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra, que coordenou entre 2013-2017.

Referências

.
Publicado
2020-04-08
Como Citar
Barbosa, R., & Carneiro, C. D. R. (2020). Régua de Inovação: uma ferramenta de apoio à Educação em Geociências. Terrae Didatica, 16, e020015. https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8658118