Coleção didática de microfósseis

propostas para sua implementação e uso em disciplinas de graduação

Autores

  • Vanessa da Silva Reis Assis Universidade Federal de Ouro Preto
  • Raquel Franco Cassino Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8661073

Palavras-chave:

Micropaleontologia, Educação em Geociências, Didática

Resumo

Em um projeto realizado no Laboratório de Paleontologia e Micropaleontologia do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Ouro Preto (Degeo/UFOP), alunos de graduação trabalharam na organização e ampliação de uma coleção didática de microfósseis, na elaboração de um catálogo e de uma apostila com exercícios e atividades práticas. Apresentamos aqui a metodologia utilizada na ampliação do acervo e duas propostas de atividades práticas que envolvem o uso de amostras da coleção didática. Estas atividades visam trabalhar conceitos básicos da Paleontologia e desenvolver habilidades de observação e raciocínio científico nos alunos, podendo também ser utilizadas para apresentar e discutir temas mais específicos. Tanto a implementação da coleção de microfósseis como as atividades práticas foram montadas de forma simples e podem ser aplicadas em outras instituições de ensino. Além de tornar as aulas mais dinâmicas, o material contribui para que o aprendizado dos alunos seja mais completo.

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Biografia do Autor

Vanessa da Silva Reis Assis, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduação. Bacharelado em Engenharia Geológica, Dep. de Geologia, Univ. Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, MG.

Raquel Franco Cassino, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora Adjunta do Departamento de Geologia, Univiversidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, MG.

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Publicado

2020-12-08

Como Citar

ASSIS, V. da S. R.; CASSINO, R. F. Coleção didática de microfósseis: propostas para sua implementação e uso em disciplinas de graduação. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 16, p. e020042, 2020. DOI: 10.20396/td.v16i0.8661073. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8661073. Acesso em: 31 jan. 2023.