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Experiência de ensino na área de Geoquímica Ambiental em um Programa de pós-graduação em geociências
Entrada monumental da Gruta do Lago Azul, ricamente ornamentada por estalactites e estalagmites, situada no município de Bonito, a E da Serra da Bodoquena e a sudoeste do município de Miranda. A região serrana foi edificada em unidades carbonáticas dos grupos Cuiabá e Corumbá, de idade Neoproterozoica. Fotografia: Adriano Gambarini.
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Palavras-chave

Interdisciplinaridade
Ciências da Terra
Práticas de ensino
Recursos didáticos

Como Citar

SUZUKI, Katia Noriko; SOUZA, Patricia Alexandre de; LATINI, Rose Mary; RODRIGUES, Ana Paula Castro. Experiência de ensino na área de Geoquímica Ambiental em um Programa de pós-graduação em geociências. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 16, p. e020048, 2020. DOI: 10.20396/td.v16i0.8660905. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8660905. Acesso em: 4 out. 2024.

Resumo

Este trabalho descreve e analisa a experiência de oferecimento de uma disciplina de caráter interdisciplinar na área da Geoquímica Ambiental, elaborada e ministrada por três pós-doutoras do programa de Pós-graduação em Geociências da Universidade Federal Fluminense e, ofertada como disciplina eletiva para mestrandos e doutorandos, no segundo período de 2016. Os conteúdos foram abordados em três módulos disciplinares, os quais envolveram atividades de campo e de laboratório. O desempenho dos discentes foi analisado com base nas aulas teóricas e práticas, enquanto, a disciplina e os docentes foram avaliados através de questionários aplicados aos discentes. Em geral, os discentes apresentaram ótimo desempenho, e consideraram que os conteúdos ministrados em módulos foram motivadores e, as atividades de campo e laboratoriais, como objetos facilitadores do aprendizado. Eles ainda destacaram a importância das práticas no desenvolvimento de uma visão integradora da Geoquímica Ambiental.

https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8660905
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