Clima em jogo

uma ferramenta pedagógica para aprendizagem de conceitos em Climatologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8656203

Palavras-chave:

Jogos, Clima, Mudança Climática, Educação

Resumo

Conceitos das Geociências estão no cotidiano das pessoas e temas dessa área, como a
Climatologia, vêm sendo apresentados rotineiramente aos alunos do Ensino Médio. No entanto, grande
parte dos conceitos climatológicos são abstratos para a maioria das pessoas, exigindo do professor uma
habilidade maior em discuti-los. Nesse contexto e, com o intuito de abordar questões climatológicas
de forma interativa, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um material didático que tem como
base um jogo de tabuleiro, para ser utilizado como ferramenta pedagógica para melhor promover a
aprendizagem de conceitos de Geociências, enfatizando a Climatologia. O jogo foi desenvolvido a partir
da Base Nacional Comum Curricular, bem como de temas indicados pela UNESCO para o ensino de
Mudanças Climáticas, além de questões das Geociências da América do Sul. Com a aplicação desse
material, espera-se que os alunos consigam debater de forma crítica os principais temas de
Geociências, Climatologia e Geografia.

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Biografia do Autor

Larissa Vieira Zezzo, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda e bolsista CAPES no Programa de Pós Graduação em Ensino e História das Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Campinas.

Jéssica Patrícia de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Mestrado no programa de Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. 

Priscila Pereira Coltri, Universidade Estadual de Campinas

Doutorado realizado no Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI). Professor Colaborador do Instituto de Geosciências (IG/UNICAMP). Pesquisadora e Diretora Associada do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI).

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Publicado

2020-02-02

Como Citar

ZEZZO, L. V. .; OLIVEIRA, J. P. de; COLTRI, P. P. . Clima em jogo: uma ferramenta pedagógica para aprendizagem de conceitos em Climatologia. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 16, p. e020003, 2020. DOI: 10.20396/td.v16i0.8656203. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8656203. Acesso em: 25 nov. 2020.