Banner Portal
Análise de dados estatísticos para tomadas de decisão em conselhos de classe
Entrada monumental da Gruta do Lago Azul, ricamente ornamentada por estalactites e estalagmites, situada no município de Bonito, a E da Serra da Bodoquena e a sudoeste do município de Miranda. A região serrana foi edificada em unidades carbonáticas dos grupos Cuiabá e Corumbá, de idade Neoproterozoica. Fotografia: Adriano Gambarini.
PDF

Palavras-chave

Conselho de Classe
Estatística Descritiva
Educação

Como Citar

SILVA, Bruno César Ribeiro da; MARTINS, Aldrin Gustavo; FERNANDES, Cássia do Carmo Pires. Análise de dados estatísticos para tomadas de decisão em conselhos de classe. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 16, p. e020039, 2020. DOI: 10.20396/td.v16i0.8660629. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8660629. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho propõe uma metodologia para ser utilizada nos conselhos de classe como forma de orientar a tomada de decisão sobre reprovações de alunos que não alcançaram a pontuação mínima para aprovação em determinada disciplina. Foi realizado um levantamento e análise da base de informações das disciplinas do curso Técnico em Mineração do Instituto Federal de Minas Gerais Campus Congonhas na modalidade subsequente entre os anos de 2015 a 2019 para calcular estatísticas das notas dos alunos. A partir da análise dos dados, é proposto um mapeamento contendo hipóteses sobre o nível de aprendizado dos alunos. Assim tende-se a estabelecer uma tomada de decisão do conselho mais coerente e regular ao longo dos anos na perspectiva de um processo de avaliação a serviço da aprendizagem.

https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8660629
PDF

Referências

Carneiro, C. W. A. (2016). O conselho de classe como ferramenta de avaliação escolar: um estudo da atuação do conselho de classe do IFPI, Campus de Parnaíba numa perspectiva ética e democrática. São Leopoldo: Faculdades EST São Leopoldo, 21p. (Dissertação de mestrado em Teologia). Disponível em: http://dspace.est.edu.br:8080/jspui/handle/BR-SlFE/736. Acesso em: 10.03.2020.

De Landsheere, G. (1976). Avaliação contínua e exames: noções de docimologia. Coimbra: Almedina. 57p.

Depresbiteris, L. (1989). O desafio da avaliação da aprendizagem: Dos fundamentos a uma proposta inovadora. São Paulo: EPU. 104p.

Gatti, B. A. (2004). Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, 30(1), 11-30.

Guerra, M. G. (2006) Conselho de classe: que espaço é esse?. São Paulo: Dep. Linguística. Pont. Univ. Católica São Paulo (Dissert. mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem).

Brasil. Ministério da Educação. (1996). Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 15.03.2020.

Ledesma, M. R. K., & Schon, C. K.(2008). Avaliação da aprendizagem. In: Portal da Educação do Estado do Paraná. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2516-8.pdf. Acesso em: 28.02.2020

Leite, L. I. (2012). Conselho de classe: a historicidade de uma prática entre fazeres ordinários da escola. Curitiba: Setor de Educação. Univ. Federal Paraná. 18p. (Tese Doutorado)

Luckesi, C. (1995). Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 2 ed. São Paulo: Cortez. 184p.

Magnata, R. C. V.; dos Santos, A. L. F.(2015). Avaliação formativa da aprendizagem: A experiência do conselho de classes. Estudos em Avaliação Educacional, 26(63), 768-802.

Mattos, C. L. G.(2005). Avaliação da aprendizagem escolar e a construção do fracasso escolar. Educação e Pesquisa, 31(2), 215-218.

Oliveira, J. M., & Medeiros, C. C. C. (2018). Categorias do juízo professoral: Entre interpretações, julgamentos e implicações. Estudos em Avaliação Educacional, 29(72), 701-737.

Ristoff, D. I. (2003). Algumas definições de avaliação. Revista de Avaliação da Educação Superior, 8(2). Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/1220.

Rocha, A. D. C. (1986). Conselho de classe: burocratização ou participação? Rio de Janeiro: Francisco Alves. 26p

Triola, M. F. (Org). (2017) Introdução à estatística. 10 ed. Rio de Janeiro: LTC. 98p.

Vieira, M. M. F., & Zouain, D. M. (orgs.). (2004) Pesquisa qualitativa em administração. Rio de Janeiro: FGV. 224p.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Terrae Didatica

Downloads

Não há dados estatísticos.