Roteiro geoecológico na escola

uma proposta para a formação continuada de professores

  • Samanta da Costa Cristiano Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento Costeiro - Universidade Federal do Rio Grande https://orcid.org/0000-0002-4368-7602
  • Júlia Pires da Silva Programa de Pós-Graduação em Design, UFRGS – Porto Alegre/RS/Brasil https://orcid.org/0000-0002-8520-2677
  • Ícaro Aronovich da Cunha Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento Costeiro, FURG – Rio Grande/RS/Brasil.
  • Maurício de Melo Dalpiaz IFSC – Campus Araranguá/SC/Brasil.
Palavras-chave: Unidades de Conservação, Painéis Interpretativos, Educação Científica

Resumo

O Roteiro Geoecológico descrito neste artigo percorre três Unidades de Conservação da Costa de Araranguá, com painéis interpretativos implantados em 2017, atualmente em fase de reforma. Painéis são importantes aliados na educação científica. Apresenta-se a experiência de dois cursos voltados aos professores da educação básica local, com parte teórica e saída de campo, além do preenchimento de formulários Google, que compõem a base de dados para a cocriação de novos conteúdos e layout dos painéis. Observou-se o desconhecimento dos docentes acerca de instrumentos de conservação e divulgação da natureza local; a principal dificuldade para saídas de campo é o transporte. A participação dos docentes na cocriação do roteiro e a articulação de transporte pelo Departamento de Turismo do município podem estimular os docentes a efetuar saídas de campo em suas práticas docentes, e assim contribuir para a formação de cidadãos críticos e ativos para a conservação da natureza local.

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Publicado
2020-02-08
Como Citar
da Costa Cristiano, S., Pires da Silva, J., Aronovich da Cunha, Ícaro, & de Melo Dalpiaz, M. (2020). Roteiro geoecológico na escola . Terrae Didatica, 16, e020006. https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8655877