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Roteiro geoecológico na escola
Entrada monumental da Gruta do Lago Azul, ricamente ornamentada por estalactites e estalagmites, situada no município de Bonito, a E da Serra da Bodoquena e a sudoeste do município de Miranda. A região serrana foi edificada em unidades carbonáticas dos grupos Cuiabá e Corumbá, de idade Neoproterozoica. Fotografia: Adriano Gambarini.
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Palavras-chave

Unidades de conservação
Painéis interativos
Educação científica

Como Citar

CRISTIANO, Samanta da Costa; SILVA, Júlia Pires da; CUNHA, Ícaro Aronovich da; DALPIAZ, Maurício de Melo. Roteiro geoecológico na escola : uma proposta para a formação continuada de professores. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 16, p. e020006, 2020. DOI: 10.20396/td.v16i0.8655877. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8655877. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O Roteiro Geoecológico descrito neste artigo percorre três Unidades de Conservação da Costa de Araranguá, com painéis interpretativos implantados em 2017, atualmente em fase de reforma. Painéis são importantes aliados na educação científica. Apresenta-se a experiência de dois cursos voltados aos professores da educação básica local, com parte teórica e saída de campo, além do preenchimento de formulários Google, que compõem a base de dados para a cocriação de novos conteúdos e layout dos painéis. Observou-se o desconhecimento dos docentes acerca de instrumentos de conservação e divulgação da natureza local; a principal dificuldade para saídas de campo é o transporte. A participação dos docentes na cocriação do roteiro e a articulação de transporte pelo Departamento de Turismo do município podem estimular os docentes a efetuar saídas de campo em suas práticas docentes, e assim contribuir para a formação de cidadãos críticos e ativos para a conservação da natureza local.

https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8655877
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