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Ciências da Terra no currículo do Estado de São Paulo
Entrada monumental da Gruta do Lago Azul, ricamente ornamentada por estalactites e estalagmites, situada no município de Bonito, a E da Serra da Bodoquena e a sudoeste do município de Miranda. A região serrana foi edificada em unidades carbonáticas dos grupos Cuiabá e Corumbá, de idade Neoproterozoica. Fotografia: Adriano Gambarini.
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SUPLEMENTO

Palavras-chave

Currículo Escolar
Educação básica
Ensino de Ciências da Terra
Alfabetização em Ciências da Terra

Como Citar

PONTE, M. L. da; PIRANHA, J. M. Ciências da Terra no currículo do Estado de São Paulo : uma abordagem reflexiva. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 16, p. e020005, 2020. DOI: 10.20396/td.v16i0.8656550. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8656550. Acesso em: 25 fev. 2024.

Resumo

A alfabetização em Ciências da Terra tem reconhecida importância para a formação cidadã e para a compreensão, valorização e conservação do patrimônio natural e construído. Em decorrência, diversas iniciativas apontam o conjunto de conhecimentos necessários para alfabetização geocientífica. À luz de tais iniciativas, buscou-se estudar o currículo oficial para a educação básica da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Pôde-se identificar diversos conteúdos e as habilidades afins à alfabetização geocientífica, fragmentados entre disciplinas e desarticulados em séries e bimestres. Embora tópicos relacionados às Ciências da Terra estejam presentes no currículo do Estado de São Paulo, o arranjo disciplinar e as práticas pedagógicas comprometem a alfabetização em Ciências da Terra na educação básica, com reflexos negativos na relação da sociedade com o patrimônio geológico.

https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8656550
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