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Mapa geológico interativo:
Entrada monumental da Gruta do Lago Azul, ricamente ornamentada por estalactites e estalagmites, situada no município de Bonito, a E da Serra da Bodoquena e a sudoeste do município de Miranda. A região serrana foi edificada em unidades carbonáticas dos grupos Cuiabá e Corumbá, de idade Neoproterozoica. Fotografia: Adriano Gambarini.
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Palavras-chave

Ensino de ciências
Tecnologias da informação e comunicação
Educação geocientífica

Como Citar

SPERANDIO, Diogo Gabriel; GOMES, Cristiane Heredia; VIÇOZZI, Arthur Pedroso. Mapa geológico interativo:: proposta para ensino de Geociências. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 16, p. e020019, 2020. DOI: 10.20396/td.v16i0.8658885. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8658885. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo apresentamos uma proposta de mapa geológico virtual e interativo. Desenvolvido no âmbito do projeto Museu Virtual Geológico do Pampa, o mapa aborda a transversalidade do
ensino de Geociências, fazendo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo
de ensino-aprendizagem. O mapa é uma ferramenta lúdica e de auto-aprendizagem, hospedada na
plataforma Google Maps (Google LLC), na qual o próprio internauta constrói seu percurso. O Mapa
Geológico Interativo evidencia as TIC como verdadeira oficina experimental para o ensino de ciências
em todas as áreas do conhecimento – e neste caso, nas Ciências da Terra, tendo sido construído com
dados obtidos em arquivos do tipo Koninklijke Luchtvaart Maatschappij (KML) acerca da geologia do
Rio Grande do Sul, disponibilizados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). É evidente a capacidade
dessas ferramentas de interatuar e comunicar-se com as mais variadas perspectivas dos processos
formativos em educação informal e, também, não-formal.

https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8658885
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