Mapa geológico interativo

proposta para ensino de Geociências

Palavras-chave: Ensino de ciências, Mapa geológico, Tecnologias da informação e comunicação, Educação geocientífica

Resumo

Neste artigo apresentamos uma proposta de mapa geológico virtual e interativo. Desenvolvido no âmbito do projeto Museu Virtual Geológico do Pampa, o mapa aborda a transversalidade do
ensino de Geociências, fazendo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo
de ensino-aprendizagem. O mapa é uma ferramenta lúdica e de auto-aprendizagem, hospedada na
plataforma Google Maps (Google LLC), na qual o próprio internauta constrói seu percurso. O Mapa
Geológico Interativo evidencia as TIC como verdadeira oficina experimental para o ensino de ciências
em todas as áreas do conhecimento – e neste caso, nas Ciências da Terra, tendo sido construído com
dados obtidos em arquivos do tipo Koninklijke Luchtvaart Maatschappij (KML) acerca da geologia do
Rio Grande do Sul, disponibilizados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). É evidente a capacidade
dessas ferramentas de interatuar e comunicar-se com as mais variadas perspectivas dos processos
formativos em educação informal e, também, não-formal.

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Biografia do Autor

Diogo Gabriel Sperandio, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Geologia Regional pela Universidade Federal de Minas Gerais. Geólogo pela Universidade Federal do Pampa. 

Cristiane Heredia Gomes, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora adjunta da Universidade Federal do Pampa. 

Arthur Pedroso Viçozzi, Universidade Federal do Pampa

Bacharel em Geologia pela Universidade Federal do Pampa. 

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Publicado
2020-04-28
Como Citar
Sperandio, D. G., Gomes, C. H., & Viçozzi, A. P. (2020). Mapa geológico interativo. Terrae Didatica, 16, e020019. https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8658885

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