Banner Portal
Mapa geológico interactivo:
Entrada monumental da Gruta do Lago Azul, ricamente ornamentada por estalactites e estalagmites, situada no município de Bonito, a E da Serra da Bodoquena e a sudoeste do município de Miranda. A região serrana foi edificada em unidades carbonáticas dos grupos Cuiabá e Corumbá, de idade Neoproterozoica. Fotografia: Adriano Gambarini.
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Enseñanza de la ciencia
Tecnologías de información y comunicación
Educacion geocientífica

Cómo citar

SPERANDIO, Diogo Gabriel; GOMES, Cristiane Heredia; VIÇOZZI, Arthur Pedroso. Mapa geológico interactivo:: propuesta para la educación en Geociencias. Terræ Didatica, Campinas, SP, v. 16, p. e020019, 2020. DOI: 10.20396/td.v16i0.8658885. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8658885. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumen

Neste artigo apresentamos una propuesta de mapa geológico virtual e interativo. Desenvolvido no âmbito do projeto Museu Virtual Geológico do Pampa, o mapa aborda a transversalidade do ensino de Geociências, fazendo uso das Tecnologias of Information and Communicação (TIC) no processso of ensino-aprendizagem. O mapa é uma ferramenta lúdica e de auto-aprendizagem, hospedada en la plataforma Google Maps (Google LLC), en calidad de próprio internauta constrói seu percurso. O Mapa Geológico Interativo evidencia como TIC como verdadeira oficina experimental para o ensino de ciências em todas as areas do conhecimento - e neste caso, nas Ciências da Terra, tendo sido construído con datos obtidos em arquivos do tipo Koninklijke Luchtvaart Maatschappij (KML) acerca de geología do Rio Grande do Sul, cabello disponible Serviço Geológico do Brasil (CPRM). É evidente a capacidade dessas ferramentas de interatuar e comunicar-se com como más variadas perspectivas dos procesos formativos en educación informal e, também, não-formal.

https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8658885
PDF (Português (Brasil))

Citas

Bacci, D.C., Silva, D. B., Silva, D. G., Silva, K. B. V., & Saito, R. (2013). Ensino de Geociências no Contra turno escolar. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, Anais... Águas de Lindóia, São Paulo.

Barbosa, A., Sperandio, D. G., Borges, N. P., Dessart, R. L., & Gomes, C. H. (2018). As Geociências e a Extensão: Alinhando Comunidade e Universidade. X Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, SIEPE. Anais. v. 10, n. 3.

Bonito, J., & Morgado, M. (2017) As Ciências da Terra na disciplina de Ciências Naturais do ensino básico em Portugal. Terræ Didatica, 13(3):258-270. doi: 10.20396/td.v13i3.8651220.

Borges, N. P., Sperandio, D. G., Barbosa, A. S., & Gomes, C. H. (2019). Fomento à Educação Geocientífica: Práticas Extensionistas de Ensino e Divulgação da Geodiversidade do Escudo Sul-Rio-Grandense. X Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, Anais. v. 10, n. 3.

CPRM, Serviço Geológico do Brasil (2018). Sistema de Geociências do Serviço Geológico do Brasil. GEOSGB. URL: http://geosgb.cprm.gov.br/. Acesso 08.2018

Gomes, C. H., Dessart, R. L., Sperandio, D. G., de Oliveira, J. G., Barroso, I., Xavier, C. F. O., & Antunes, C. C. (2017). Praticando Saberes e Construindo Ideias em Geociências. Revista Conexão UEPG, 13(1), 110-119. doi: 10.5212/Rev.Conexao.v.13.i1.0008

Gomes, C. H., Dessart, R. L., Barroso, I., & Ceolin, A. C. G. (2016). The Contributions of the Monitoring: Program to the Education in Geoscience and in the Monitors Academic Formation. Creative Education, 7, p. 2721-2732. doi: 10.4236/ce.2016.718254.

Gomes, C. H., Sperandio, D. G., Borges, N.P. & Dessart, R. L. (2018). Abordagem da Geociências no Ensino Infantil de Caçapava do Sul, RS: A Form[ação] dos Vulcões. Areté (Manaus), 11, 44-56.

Hartmann, A. M., Sperandio, D. G., & Oliveira, V. A. (2018). Divulgação e popularização da astronomia com o planetário móvel da Unipampa. Revista Conexão UEPG, 14(3), 429-436. doi: 10.5212/Rev.Conexao.v.14.i3.0015.

Museu Heinz Ebert (2020). Museu de Minerais, Minérios e Rochas Heinz Ebert. Rio Claro, Departamento de Petrologia e Metalogenia, Universidade Estadual Paulista. URL: https://museuhe.com.br/. Acesso 04.2020.

Museu Virtual Geológico do Pampa (MVGP) (2016). Mapa Geológico Interativo. Sítio eletrônico. Universidade Federal do Pampa (Unipampa). URL: https://sites.unipampa.edu.br/mvgp/mapa-interativo/. Acesso 04.2020.

Piranha, J. M. (2006). O ensino de geologia como instrumento formador de uma cultura de sustentabilidade: o Projeto Geo-Escola em São José do Rio Preto, SP. Inst. Geoc., Universidade Estadual de Campinas. (Tese Dout.). URL: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/287233.

Ponte, M. L., & Piranha, J. M. (2019). Estratégias e recursos educacionais para inserção das Geociências na educação básica. Terrae Didatica, 14(4), 431-438. doi: 10.20396/td.v14i4.8654193.

Sakakibara, Y., Kodaka, M., & Fujioka, T. (2018). Development of teaching material about the state change of vapor to water drop caused by cooling. Terrae Didatica, 14(4), 487-492. doi: 10.20396/td.v14i4.8653825.

Sawaguchi, T. (2018). Geoscience education using a brand-new Google Earth. Terrae Didatica, 14(4), 415-416. doi: 10.20396/td.v14i4.8654165.

Sperandio, D.G. & Gomes, C.H. (2019). Tecnologias da Informação e Comunicação em Geociências: Experiências Ensino-Extensionistas do Museu Virtual Geológico do Pampa. Anais. Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 10, n. 3.

University of Michigan (Umichigan). (2020) Online Repository of Fossils. Museu of Paleontology. URL: https://umorf.ummp.lsa.umich.edu/>. Acesso 04.2020.

United States Geological Survey (USGS) (2020). Earthexplorer. United States Geological Survey. URL: https://earthexplorer.usgs.gov/. Acesso 04.2020.

Valente, M. E., Gouvêa, G., & Marandino, M. (2003). Educação e Museu: A Construção Social do Caráter Educativo dos Museus de Ciência. Rio de Janeiro: Access. p. 21-45.

Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2020 Terrae Didatica

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.