Resumo
O ano 2020 será inconfundível, pois a população vivencia, no momento em que este texto é redigido, angustiantes ameaças à saúde humana, no bojo de uma catástrofe humanitária de proporções inéditas. Diante do enorme desafio da pandemia do COVID-19, importante conhecimento será obtido desse quadro geral de impotência. Agora, perguntas se avolumam com rapidez, respostas objetivas tardam a surgir, e coloca-se no centro do cenário mundial a relação entre ciência e política: “estamos aprendendo que o lugar da ciência na política é determinado não pela lógica dos fatos, mas pela influência fundamental dos valores humanos” (Sarewitz, 2020). Haverá correções de rumos, de grande interesse para as Ciências da Terra, uma vez que boa parcela do conhecimento a ser gerado diz respeito ao modo como o homem se relaciona com a natureza. Enfim, trata-se de uma relação geoética, na medida em que a humanidade aplica as Geociências para dar forma ao “nicho humano”, empregando profissionais da área como instrumentos operacionais (Bohle, 2020)...
Referências
Bohle, M. 2020. Political Geosciences for Citizens of the Anthropocene. International Association for Promoting Geoethics (IAPG). Official Blog. Posted: 27 Jan 2020. (IAPG Board of Experts, Germany). URL: http://iapgeoethics.blogspot.com/2020/01/political-geosciences-for-citizens-of.html. 30.03.2020.
Sarewitz, D. (2020). Pandemic Science and Politics. Arizona State University. Issues in Science and Technology, (25.03.2020). URL: https://issues.org/pandemicscience-politics-values/. Acesso 30.03.2020.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2020 Terrae Didatica