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O uso de aplicativos para o ensino de Geociências na educação básica
Entrada monumental da Gruta do Lago Azul, ricamente ornamentada por estalactites e estalagmites, situada no município de Bonito, a E da Serra da Bodoquena e a sudoeste do município de Miranda. A região serrana foi edificada em unidades carbonáticas dos grupos Cuiabá e Corumbá, de idade Neoproterozoica. Fotografia: Adriano Gambarini.
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Palavras-chave

Aplicativos móveis
Sustentabilidade
Ensino
Metodologias ativas

Como Citar

MÜNCHEN, S. V. .; SCHWANKE, C. O uso de aplicativos para o ensino de Geociências na educação básica. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 16, p. e020012, 2020. DOI: 10.20396/td.v16i0.8656092. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8656092. Acesso em: 5 mar. 2024.

Resumo

Devido ao atual cenário de crise ambiental é urgente investir na formação de uma cultura voltada para a preservação e valorização dos bens naturais. Conhecimentos de Geociências na Educação Básica podem contribuir para tal formação. Considerando a viabilidade do uso de ferramentas digitais em ambientes educativos, investiga-se a existência de aplicativos de dispositivos móveis, com temas geocientíficos e suas possibilidades didáticas no ensino de Ciências da Natureza. Pesquisa qualitativa, realizada por meio de busca documental, dentro dos critérios de gratuidade e idioma, identificou número limitado de aplicativos que abordam temas geocientíficos e que podem ser utilizados como ferramenta pedagógica. Existe pois um grande campo a ser explorado, direcionado à criação de aplicativos que estimulem práticas educativas baseadas em metodologias ativas, e que possibilitem uma visão mais integrada dos temas geocientíficos e que possam contribuir para uma participação efetiva e consciente dos alunos em um mundo em constante transformação.

https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8656092
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