O uso de aplicativos para o ensino de Geociências na educação básica

aplicativos móveis com temas geocientíficos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8656092

Palavras-chave:

Aplicativos móveis, Sustentabilidade, Ensino, Geociências, Metodologias ativas

Resumo

Devido ao atual cenário de crise ambiental é urgente investir na formação de uma cultura voltada para a preservação e valorização dos bens naturais. Nesse contexto, os conhecimentos relativos às Geociências na Educação Básica podem contribuir para tal formação. Considerando a viabilidade do uso de ferramentas digitais em ambientes educativos, investiga-se a existência de aplicativos de dispositivos móveis, com temas geocientíficos e suas possibilidades didáticas no ensino de Ciências da Natureza. Mediante uma pesquisa qualitativa, realizada através de busca documental, dentro dos critérios de gratuidade e idioma, constatou-se um número limitado de aplicativos que utilizam temas geocientíficos e que podem ser utilizados como ferramenta pedagógica. Nesse sentido identifica-se a existência de um grande campo a ser explorado, direcionado à criação de aplicativos que possam ser utilizados em práticas educativas baseadas em metodologias ativas e que possibilitem uma visão mais integrada dos temas geocientíficos e que possam contribuir para uma participação efetiva e consciente dos alunos em um mundo em constante transformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Vieira München, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Cibele Schwanke, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-Doutorado pelo Museu de Ciências da Terra Departamento Nacional da Produção Mineral. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. 

Referências

BACCI, Denise de La Corte. A contribuição do conhecimento geológico para a educação ambiental. Pesquisa em debate, v. 6, n. 2, p. 23, 2009.

BADZINSKI, Caroline; HERMEL, Erica do Espírito Santo. A representação da genética e da evolução através de imagens utilizadas em livros didáticos de Biologia. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 17, n. 2, p. 434-454, 2015.

BRASIL, Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l9394.htm. Acesso em :30 de mar. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (2017). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 06 Abr. 2018.

BRASIL. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+). Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias. 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf. Acesso em 10 de Abril de 2018.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. CIências da Natureza e Matemática e suas tecnologias. 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: 15 abr. 2018.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais.Terceiro e Quarto Ciclo: Ciências Naturais.1998. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf. Acesso em: 07 de abril 2018.

CARNEIRO, Celso Dal Ré; TOLEDO, Maria Cristina Motta; ALMEIDA, Fernando Flávio Marques. Dez motivos para a inclusão de temas de Geologia na Educação Básica. Revista Brasileira de Geociências, v. 34, n. 4, p. 553-560, 2004.

COMPIANI, Maurício. Geologia/Geociências no Ensino Fundamental e a Formação de Professores. 2005.

COMPIANI, Maurício. Narrativas e desenhos no ensino de Astronomia/Geociências com o tema “Formação do Universo”-um olhar das geociências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 2, p. 257-278, 2010.

CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente (1990) Resolução CONAMA Nº 003, de 28 de Junho de 1990. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: http://www2.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=100. Acesso em: 25 set. 2018.

CORDANI, Umberto G.; TAIOLI, Fabio; TEIXEIRA, Wilson; et al. A terra, a humanidade e o desenvolvimento sustentável. In: Decifrando a Terra[S.l: s.n.], 2000.

CORDANI, Umberto, G. As Ciências da Terra na sociedade contemporânea. Cadernos IG/UNICAMP. 2000. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/60ra/textos/CO-UmbertoCordani.pdf. Acesso em: 13 de Maio de 2018.

CRUZ, Victor Muniz Alves. O uso do aplicativo “VisibleGeology” no ensino de Geociências. Terra e Didática, v. 12, n. 3, p. 243-245, 2017.

FEPAM- Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler. Índice de Qualidade do ar. Dispnível em: http://www.fepam.rs.gov.br/qualidade/iqar.asp. Acesso em: 05 de Setembro de 2018.

FILHO, Gerson Romero de Oliveira. O SISTEMA TERRA E A PROBLEMÁTICA DA EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS. CES Revista, [S.l.], v. 25, n. 1, p. 83-94, abr. 2016. ISSN 1983-1625. Disponível em: https://seer.cesjf.br/index.php/cesRevista/article/view/641/502. Acesso em: 19 jun. 2018.

GOUVEIA, Nelson et al. Poluição do ar e efeitos na saúde nas populações de duas grandes metrópoles brasileiras. Epidemiologia e Serviços de saúde, v. 12, n. 1, p. 29-40, 2003.

HIRATA, Ricardo; TEIXEIRA, Wilson; TOLEDO, Maria Cristina Motta de; FAIRCHILD, Thomas R.; TAIOLI, Fabio. Recursos hidricos. In: Decifrando a terra, [S.l: s.n.], 2000.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli EDA. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 1986.

MATTOS, Jacqueline Salvi de. Biogeografia de frutos de megafauna. 2016.

MIRANDA, Guilhermina Lobato. Limites e possibilidades das TIC na educação. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, v. 3, p. 41-50, 2007.

MITRE, Sandra Minardi. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & saúde coletiva, v. 13, p. 2133-2144, 2008.

NICHELE, Aline Grunewald; SCHLEMMER, Eliane. Aplicativos para o ensino e aprendizagem de Química. RENOTE, v. 12, n. 2, 2014.Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/53497/33014>. Acesso em 14 de Julho de 2018.

NICHELE, Aline Grunewald. Tecnologias móveis e sem fio nos processos de ensino e de aprendizagem em Química: uma experiência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. 2015.Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2015. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3754. Acesso em: 30 de maio de 2018.

PIRANHA, Joseli Maria; CARNEIRO, Celso Dal Ré. O ensino de geologia como instrumento formador de uma cultura de sustentabilidade. Revista Brasileira de Geociências, v. 39, n. 1, p. 129-137, 2009. Disponível em: http://www.ppegeo.igc.usp.br/index.php/rbg/article/view/7634. Acessado em: 24 de maio de 2018.

SAGAN, Carl. Pálido ponto azul. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

SIGNORETTI, Vlander Verdade; CARNEIRO, Celso Dal Ré. As geociências e as tecnologias de informação e comunicação (TICs) na interface ensinar-aprender. Terrae Didatica, 2015.

SCHWANKE, Cibele; SILVA, Miriam do Amaral Jonis. Educação e Paleontologia. In: CARVALHO, Ismar De Souza (Editor). Paleontologia: conceitos e métodos. Rio de Janeiro: Interciência, p. 681-688. 2010.

TOLEDO, Maria Cristina Motta. Geociências no ensino médio brasileiro-Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Geologia USP. Publicação Especial, v. 3, p. 31-44, 2005.

USP. Centro de Sismologia. 2015. Disponível em: http://moho.iag.usp.br. Acesso em: 02 de Setembro de 2018.

VASCONCELOS, Simão D.; SOUTO, Emanuel. O livro didático de Ciências no Ensino Fundamental proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. 1991. Disponível em : http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/vygotsky-a-formac3a7c3a3o-social-da-mente.pdf. Acesso em: 30 de Agosto de 2018.

Downloads

Publicado

2020-04-07

Como Citar

MÜNCHEN, S. V. .; SCHWANKE, C. O uso de aplicativos para o ensino de Geociências na educação básica: aplicativos móveis com temas geocientíficos. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 16, p. e020012, 2020. DOI: 10.20396/td.v16i0.8656092. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8656092. Acesso em: 26 nov. 2020.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)