Ambientes web para o ensino de superfícies topográficas em realidade aumentada e realidade virtual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8655900

Palavras-chave:

Ensino, Tecnologia Educacional, Relevo, Maquetes virtuais

Resumo

Este artigo mostra o uso de recursos web para a criação de ambientes de Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) para o ensino de conceitos sobre superfícies topográficas. As maquetes virtuais das superfícies construídas com recursos do software Sketchup incluem as representações gráficas de curvas de nível, seções planas e taludes de aterros. As texturas dos terrenos utilizados são fotos de satélite disponibilizadas pela plataforma Digital Globe e contribuem para melhorar a visualização dos conceitos estudados. Os ambientes desenvolvidos possibilitam que os alunos visualizem as superfícies em RA através de seus dispositivos com webcam, tais como smartphones, tablets ou notebooks, observando-as em diversos pontos de vista. Cada superfície topográfica modelada possui um link para sua respectiva representação em RV, que possibilita sua manipulação e estudo detalhado de cada conceito. Os ambientes apresentados neste trabalho podem ser usados em disciplinas de Projeções Cotadas, Topografia e Geografia.

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Biografia do Autor

Paulo Henrique Siqueira, Universidade Federal do Paraná

Professor associado da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2020-01-21

Como Citar

SIQUEIRA, P. H. Ambientes web para o ensino de superfícies topográficas em realidade aumentada e realidade virtual. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 16, p. e20001, 2020. DOI: 10.20396/td.v16i0.8655900. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8655900. Acesso em: 26 nov. 2020.