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Aplicação do alinhamento cognitivo em disciplinas de geociências de um curso de engenharia de petróleo e gás
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Palavras-chave

Didática
Geologia
Engenharia
Aprendizagem significativa
Ensino superior

Como Citar

SIMAS, J. de L.; BASILICI, G. .; CARNEIRO, C. D. R. Aplicação do alinhamento cognitivo em disciplinas de geociências de um curso de engenharia de petróleo e gás. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 17, n. 00, p. e021015, 2021. DOI: 10.20396/td.v17i00.8663568. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8663568. Acesso em: 21 fev. 2024.

Resumo

Com o avanço tecnológico graças a expansão da indústria de petróleo e gás no Estado do Amazonas incentivaram a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) a criar em 2010 curso de graduação em Engenharia de Petróleo e Gás. Neste curso as disciplinas de Geociências são essenciais para o estudante entender a origem das jazidas de hidrocarbonetos e, posteriormente, desenvolver atividades de pesquisa, explotação e beneficiamento. Este artigo descreve estratégias de ensino baseadas no conceito de alinhamento cognitivo que despertaram o interesse dos alunos e fomentaram participação em disciplinas de Geofísica do Petróleo e Modelagem Geológica com o uso de: mapas conceituais, softwares livres e/ou comerciais em sala de aula, montagem de equipamentos didáticos e uso de ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. A utilização das estratégias didáticas nas disciplinas de Modelagem Geológica de Reservatórios e Geofísica do Petróleo permitiu atingir resultados importantes no processo de ensino-aprendizagem. As alternativas de ensino podem ser replicadas em outros cursos técnicos e superiores de Engenharia de Petróleo e Gás.

https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8663568
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