Banner Portal
v. 17 (2021): Publicação contínua
Publicação contínua

Uma publicação periódica em Ciências da Terra que busca disseminar inovações e recursos de alta qualidade para difundir o conhecimento e aprimorar a Ciência e a Educação

Imagem de Capa:
Visão panorâmica do Canyon do Itaimbezinho, situado próximo às cidades de Gramado e Cambará do Sul, com quase 6 km de extensão e paredões verticalizados de até 720 m de altura, sobre o Arroio Perdizes, na borda recortada das escarpas que compõem o Parque Nacional dos Aparados da Serra, na divisa de estados SC-RS: a SE do estado de Santa Catarina e NE do estado do Rio Grande do Sul. O planalto foi edificado em unidades vulcânicas da Formação Serra Geral, Cretáceo Inferior. (Fotografia: C. D. R. Carneiro). Fonte de dados: Wildner, W., Orlandi Filho, V., & Giffoni, L. E. (2006). Itaimbezinho e Fortaleza, RS e SC. Magníficos canyons esculpidos nas escarpas Aparados da Serra do planalto vulcânico da Bacia do Paraná.  In: Winge, M., Schobbenhaus, C., Berbert-Born, M., Queiroz, E. T., Campos, D. A., Souza, C. R. G., & Fernandes, A. C. S. (Eds.) (2006). Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil. Brasília: DNPM BRASIL. Depto. Nac. Prod. Mineral (DNPM)/Serv. Geol. Brasil (CPRM). Com. Bras. Sítios Geol. e Paleobiol. (SIGEP). URL: http://sigep.cprm.gov.br/sitio050/sitio050.pdf.  

Editorial

Celso Dal Ré Carneiro, Sueli Yoshinaga Pereira, Fresia Soledad Torres Ricardi-Branco , Pedro Wagner Gonçalves
e021001
O desafio da divulgação das geociências em tempos de pandemia e movimentos anti-ciência
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8663971
PDF (English) PDF (Español (España)) PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8663971

Artigos

Sandro Mauri, Vítor Roberto Schettino, Rodson de Abreu Marques, Caroline Cibele Vieira Soares, Lucas Pequeño Gouvêa
e021002
Confecção de maquetes geológicas: o exemplo da Serra do Caparaó (Minas Gerais e Espírito Santo, Brasil)
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8661553
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8661553
Luiza Carneiro de Rezende, Ana Carolina Batista Vieira
e021003
Geogle Maps : google maps como ferramenta de ensino de geociências
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8661509
PDF-PT/EN
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8661509
Nilson da Silva Gabriel, Gustavo Acosta Marçal, Rosely Aparecida Liguori Imbernon, Fabiana Curtopassi Pioker-Hara
e021005
O retorno às aulas no pós-pandemia: estudo de caso e análise comparativa entre o ensino público e o ensino privado
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8663375
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8663375
André Luís Matos dos Santos, Marcelo Borges Rocha
e021007
Tecnologia social e meio ambiente: análise de abordagem macroteórica e das dimensões de sustentabilidade
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8661878
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8661878
Heitor de Assis Junior
e021008
Branner: fotografia, ciência e educação
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8663802
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8663802
Christie Andre de Souza, Michelle Simões Reboita
e021009
Ferramenta para o monitoramento dos padrões de teleconexão na América do Sul
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8663474
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8663474
Alexandre dos Santos Souza, Max Furrier, Larissa Fernandes de Lavor
e021010
Solos nos livros didáticos: contextualização e proposta de mapas didáticos
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8663686
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8663686
Maria José da Costa Oliveira, Ronaldo Barbosa, Celso Dal Ré Carneiro, Heloiza Matos e Nobre
e021011
Comunicação pública da ciência diante das coalizões em conflito sobre aquecimento global
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8663967
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8663967
Flávia Compassi da Costa, Rodson de Abreu Marques
e021012
A importância das ações de extensão para a divulgação das Geociências na Universidade Federal do Espírito Santo: da universidade para a sociedade
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8664370
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8664370
Matheus Kuchenbecker, Geysianne Ferreira de Morais, Vinícius César Maciel Silva, João Pedro Ribeiro Pimenta
e021013
Redes de afloramentos artificiais para o ensino de Geociências
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8663959
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8663959
Tamires Aparecida Souza Silva, Cláudia Patrícia Araújo e Silva, Luis Henrique Marins
e021014
A paisagem no Geopark Aspirante Seridó: roteiro educativo na perspectiva inclusiva à pessoa com deficiência
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8664047
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8664047
Joemes de Lima Simas, Giorgio Basilici, Celso Dal Ré Carneiro
e021015
Aplicação do alinhamento cognitivo em disciplinas de geociências de um curso de engenharia de petróleo e gás
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8663568
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8663568
Bruna Arruda, Clécia Cristina Barbosa Guimarães, Renata Helena Pin Pucci, Antonio Carlos de Azevedo
e021016
Propostas alternativas para demonstrações práticas do tema Solos no contexto da Base Nacional Comum Curricular
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8664132
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8664132
Beatriz Siqueira
e021017
O ensino híbrido na geografia física: uma experiencia com o canal visualiGEO
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8664663
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8664663
Thiago Woiciechowski, Renata Azambuja Eberhart
e021018
Oficina temática: percepções do uso de geotinta pelos alunos de ensino superior
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8663978
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8663978
Jéssica Patricia Oliveira, Larissa Vieira Zezzo, Priscila Pereira Coltri
e021019
Alfabetização científica e climatologia: proposta de um livro a partir dos princípios do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA)
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8664831
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8664831
Patricia Alexandre de Souza, Fátima Kzam Damaceno de Lacerda
e021021
Experiência no ensino remoto emergencial na área de geociências durante a pandemia da covid-19
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8665062
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8665062
José Sellés-Martínez
e021022
Construções anti-sísmicas e sismo-resistentes: princípios de operação e análise dos pontos fortes e fracos dos modelos analógicos usados no ensino
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8665273
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8665273
Joana Paula Sánchez, Fernanda Maciel Canile, Cynara Mendonça Moreira Tinoco, Murilo Chaves Vilarinho, Ion David Zarantonelli
e021023
Atividade de campo de geologia durante a pandemia de covid-19: execução e resultados de um teste piloto
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8665257
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8665257
Tayná de Souza Pereira, Carlos Alberto Andrade Monerat, Danielle Cristina Duque Estrada Borim, Marcelo Borges Rocha, Gabriel Mendes de Almeida
e021024
O documentário como forma de divulgar ciência: uma análise da obra “Quando éramos macacos”
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8665095
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8665095
Gabriela Mathizen de Campos Silva, Luiz Felippe Gozzo, Michelle Simões Reboita
e021026
Etapas de uma previsão climática sazonal
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8665050
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8665050
Renan Valerio Eduvirgem, André Jesus Periçato, Tiago Vinicius Silva Athaydes, Mauro Parolin
e021027
Breve abordagem utilizando índice de vegetação em unidades de conservação com google earth engine
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8665635
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8665635
Cristiane Heredia Gomes, Mara Elisangela Jappe Goi, Arthur Pedroso Viçozzi, Guilherme Pazinato Dias, Diogo Gabriel Sperandio
e021028
Literatura infanto-juvenil em consonância ao ensino de geologia na educação infantil: um relato de experiência
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8665333
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8665333
Lúcia Helena Martins Gonçalves, Édino de Almeida Grama, Ana Paula Dantas Passos
e021029
Atividades em geociências na educação infantil baseadas em desenho universal de aprendizagem como ferramenta para o desenvolvimento da criança
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8664913
Suplemento PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8664913
Jerlin Fernandez, Adriana Mercedes Camejo Aviles, Fresia Soledad Torres Ricardi-Branco, Marie-Pierre Ledru, Ricardo J. Francischetti Garcia, Isabela Jurigan
e021030
Atlas palinológico atual da Bacia de Colônia, Estado de São Paulo, Brasil
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8666074
PDF Suplemento
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8666074
Rodrigo Sebastián Martín, Jimena Franzoni, Leandro Laino, Gonzalo Rodríguez Rizk
e021031
Mudanças climáticas e evolução ambiental, uma oficina para construir o conceito de tempo geológico
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8666408
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8666408
Brenda dos Santos Costa, Bruna Sarpa Miceli, Pedro Miguel Marques da Costa, Marcelo Borges Rocha
e021033
Estudo das percepções de estudantes de engenharia sobre tecnologia social
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8666328
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8666328
Caroline da Silva Fernandes, Bruna Sarpa Micelli, Marcelo Borges Rocha
e021034
Percepções de estudantes de engenharia ambiental sobre a gestão dos recursos hídricos
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8666620
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8666620
Calvin da Silva Candotti, Fabricia Benda de Oliveira, Rodson Abreu Marques, Carlos Henrique Rodrigues de Oliveira
e0210237
Produção científica e áreas temáticas no curso de geologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES): análise estatística de trabalhos de conclusão de curso [2010-2020]
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8666885
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8666885
Hely Cristian Branco
e021039
Aspectos filosóficos da obra "Princípios de Geologia" de Charles Lyell: uma abordagem inicial
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8666003
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8666003
Jussiara Dias dos Santos, Leomar Moreira Rodrigues, Pablo Civatt Pereira da Silva, Bernardo Machado Gontijo, Marcelino Santos de Morais, Danielle Piuzana Mucida
e021040
Projeto GAIA: 10 anos de divulgação científica em espaço não formal
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667218
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667218
Hermom Reis Silva, Rosely Aparecida Liguori Imbernon
e021042
O solo como estratégia de integração e mudança social na educação formal (durante a pandemia)
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667180
PDF SUPLEMENTO
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667180
José Roberto Serra Martins, Celso Dal Ré Carneiro
e0211046
Autoformação em geociências: aprendizado permanente e temporalidade na imersão sociedade-natureza
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667331
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667331
Gisele Francelino Miguel, Celso Dal Ré Carneiro, Pedro Wagner Gonçalves
e021048
Alinhamento cognitivo e ensino remoto: o caso do tempo geológico em uma disciplina de geologia introdutória
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667540
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667540
André Eduardo Piacentini Pinheiro, Maria Luiza Peres Bertolossi, Kauê Fontes da Silva, Natasha Frias Paraizo, Lucas Sant'Anna de Carvalho, Rafaelle Oliveira Almeida Madeira, Gabriel dos Santos Campos Calabrot, Leonardo Luiz Ribeiro Oliveira, Carolina Pinho Garuba, Bruna Monteiro de Souza Maia, Ryan Henrique Bezerra Cardozo, Paulo Victor Luiz Gomes da Costa Pereira, Arthur Souza Brum, Fabiana Rodrigues Costa, Kamila Luisa Nogueira Bandeira
e021049
Atividade de extensão educacional e divulgação da paleontologia pela faculdade de formação de professores: um complemento aos trabalhos de campo
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667184
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667184
Job Antonio Garcia Ribeiro
e021050
Conhecimento das espécies vegetais de cinco praças públicas por meio de QR codes
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667414
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667414
Beatriz Siqueira, Fernanda Garcia Moreno
e021051
O jogo Geoguessr como metodologia ativa e interdisciplinar: uma proposta de integração entre geografia e matemática
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667148
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667148
Daniela Resende de Faria, Maria Carolina Ramos, Priscila Pereira Coltri
e021052
Sequência didática como estratégia para ensino sobre desafios socioambientais relacionados às mudanças climáticas
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667126
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667126
Deborah Terrell, Priscila Pereira Coltri
e021053
Análise de materiais de apoio no tema “água” para professores e alunos do ensino fundamental I e II
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667194
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667194
Renan Gomes Paiva da Silva, Aline Rocha de Souza Ferreira de Castro, Kátia Leite Mansur
e021055
Percepção dos visitantes do museu da geodiversidade sobre o patrimônio geológico ex situ em exposição
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8666422
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8666422
Josie Moraes Mota, Schayanne Matos Henrique, Gustavo Eduardo Pereira, Letícia Sequinatto
e021056
O ensino de solos no componente curricular de educação para a sustentabilidade
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667302
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667302

Atividade Prática

José Sellés-Martínez
e021004
Aprendizagem prática das propriedades hidráulicas dos materiais geológicos
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8663891
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8663891

Revisão

Tamires Nunes Zardin
e021047
Paleotemperatura: os principais proxies baseados em foraminíferos planctônicos
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667166
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667166
Ana Flavia Martins Monteiro, Ana Letícia Campos Yamamoto, Paola do Nascimento Silva, Michelle Simões Reboita
e021006
Conhecer a complexidade do sistema climático para entender as mudanças climáticas
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8663763
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8663763
Cassio Roberto da Silva, Ricardo Guimarães de Azevedo
e021020
Recursos minerais do Brasil: diretrizes para o setor mineral
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8661199
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8661199
Dulce Manuel Cruz Henriques de Lima, Sara Cristina Ferreira Marques Antunes
e021025
Visão holística do sistema terra para o desenvolvimento sustentável
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8665564
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8665564
Michelle Simões Reboita, Vitor Hugo Marrafon
e021032
Ciclones extratropicais: o que são, climatologia e impactos no Brasil
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8666028
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8666028
Flávia Alessandra da Silva Figueiredo, Penélope Saliveros Bosio, Rone Pacheco Ribeiro, Ismar de Souza Carvalho
e021035
Relevância científica e educacional da coleção de macrofósseis da Universidade Federal do Rio de Janeiro
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8665780
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8665780
Ana Letícia Campos Yamamoto, Michelle Simões Reboita, Marcelo de Paula Corrêa
e021036
Conhecendo as diferentes faces do ozônio
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8666858
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8666858
Augusto Nobre, Gaston Eduardo Enrich Rojas, Ananda Lopes Proença Ribeiro Fonseca, Odila Florêncio
e021041
História e desenvolvimento da ciência meteorítica
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667026
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667026

Difusão Científica

Gabriel Vila-Verde, Cíntia Ribeiro dos Santos, Grecilane Santos Bomfim
e021054
Insetos (insecta: hymenoptera, lepidoptera e odonata) e as mudanças climáticas
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667377
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667377

Breve Comunicação

Tatiane Ferrari do Vale, Jasmine Cardozo Moreira, Rafael Azevedo Robles, Luiz Fernando de Souza
e0210238
Programas educativos desenvolvidos em Fernando de Noronha e a relação com o ensino de conteúdos geológicos
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667209
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667209
Michael J. Passow, Douglas Sathler
e021043
Canal descomplicado (YouTube): expandindo o ensino remoto e a divulgação científica no Brasil
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667513
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667513

Opinião

José Sellés-Martínez
e021044
Reflexões sobre o termo "geolodáctica"
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8665817
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8665817
Hector Luis Lacreu
e021045
Construção e relevância da geolodática
https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667603
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667603