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Análise de materiais de apoio no tema “água” para professores e alunos do ensino fundamental I e II
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Palavras-chave

Interdisciplinaridade
Educação Ambiental
Contextualização
Complexidade
Educação científica
Educação ambiental

Como Citar

TERRELL, Deborah; COLTRI, Priscila Pereira. Análise de materiais de apoio no tema “água” para professores e alunos do ensino fundamental I e II. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 17, n. 00, p. e021053, 2021. DOI: 10.20396/td.v17i00.8667194. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8667194. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa realizou um levantamento acerca dos materiais de apoio no tema “Água” disponíveis na internet em formato digital para alunos e professores utilizarem de forma complementar aos livros didáticos e cadernos do professor. Foram definidos três critérios para a avaliação dos materiais: análise de conteúdo, linguagem visual e contextualização, no qual foram atribuídos valores para a classificação final. Do total de materiais avaliados (31), 42% recebeu pontuação máxima de 10 pontos que mostrou a qualidade e interdisciplinaridade dos materiais disponíveis on line, mas direcionados principalmente para alunos e professores do Ensino Fundamental II. A utilização de materiais de apoio em sala de aula em conjunto com o livro didático para o ensino do tema “Água” pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem ao apresentar o tema complexo de forma contextualizada, crítica e prática, essencial para uma educação comprometida com uma nova cultura da água.

https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667194
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