Análise de materiais de apoio no tema “água” para professores e alunos do ensino fundamental I e II

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667194

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Educação Ambiental, Contextualização, Complexidade, Educação científica, Educação ambiental

Resumo

Esta pesquisa realizou um levantamento acerca dos materiais de apoio no tema “Água” disponíveis na internet em formato digital para alunos e professores utilizarem de forma complementar aos livros didáticos e cadernos do professor. Foram definidos três critérios para a avaliação dos materiais: análise de conteúdo, linguagem visual e contextualização, no qual foram atribuídos valores para a classificação final. Do total de materiais avaliados (31), 42% recebeu pontuação máxima de 10 pontos que mostrou a qualidade e interdisciplinaridade dos materiais disponíveis on line, mas direcionados principalmente para alunos e professores do Ensino Fundamental II. A utilização de materiais de apoio em sala de aula em conjunto com o livro didático para o ensino do tema “Água” pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem ao apresentar o tema complexo de forma contextualizada, crítica e prática, essencial para uma educação comprometida com uma nova cultura da água.

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Biografia do Autor

Deborah Terrell, Universidade de São Paulo

Mestre em Ciências pelo Instituto de Geociências pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora Autônoma.

Priscila Pereira Coltri, Universidade Estadual de Campinas

Diretora do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil. Pesquisadora Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

TERRELL, D.; COLTRI, P. P. Análise de materiais de apoio no tema “água” para professores e alunos do ensino fundamental I e II. Terræ Didatica, Campinas, SP, v. 17, n. 00, p. e021053, 2021. DOI: 10.20396/td.v17i00.8667194. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8667194. Acesso em: 8 dez. 2022.

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