Construções anti-sísmicas e sismo-resistentes

princípios de operação e análise dos pontos fortes e fracos dos modelos analógicos usados no ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8665273

Palavras-chave:

Ensino de Ciencias da Terra, Terremotos, Risco sísmico, Modelos analógicos

Resumo

São delineados os conceitos físicos elementares sobre as ondas sísmicas e como elas afetam o terreno e as construções nele assentadas em função dos deslocamentos ocorridos. As principais estratégias desenvolvidas em construção anti-sísmica (distribuídas por todo o edifício) e sistemas de design resistentes a terremotos (colocados em pontos estratégicos) para minimizar os efeitos dos terremotos são apresentadas usando algumas ou mais das seguintes opções: reforço da estrutura, amortecimento de deslocamentos, dissipação de energia sísmica, isolamento mecânico do substrato. Por fim, descreve-se uma série de modelos e atividades, simples de montar e realizar e de baixo custo, que permitem visualizar como funcionam as estratégias e sistemas mencionados. Em todos os casos, uma discussão é incluída sobre os pontos fortes e fracos de cada modelo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Sellés-Martínez, Universidad de Buenos Aires

Doutor em Geologia pela Universidade de Buenos Aires (Argentina). Professor/pesquisador do Departamento de Ciências Geológicas da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (UBA). Buenos Aires. Argentina.

Referências

González, M. & Juan, X. (2008). Aula Virtual: Herramientas de Comunicación. La gestión de los riesgos naturales: Recursos en la red. Enseñanza de las Ciencias de la Tierra, 16 (1): 99-106, Disponíble en: https://www.raco.cat/index.php/ECT/article/view/120992/166507. Acceso el: 17.06.2020.

González, M, Alfaro, P. & Brusi, D. (2010). Recursos para trabajar los terremotos “mediáticos” en el aula. XVI Simposio de Enseñanza de la Geología (Teruel), Actas, 137-152.

Morcillo Ortega, J.G., García García, E., López García, M. & Mejías Tirado, N.E. (2006). Los terremotos: Un laboratorio virtual. Su utilización con alumnos de la F. de Educación. XIV Simposio sobre Enseñanza de la Geología (Aveiro), Actas, 355-360.

Peláez, J. A., del Pozo, G. & García, A. J., 2018. La “máquina” o “generador” de terremotos en un laboratorio universitario. Enseñanza de las Ciencias de la Tierra, 26 (2): 186-196, Disponible en: https://www.raco.cat/index.php/ECT/article/view/338611/429563. Acceso el: 17.06.2020.

Poon, D.C., Shieh, S., Joseph, L., & Chang, C. (2004). Structural Design of Taipei 101, the World's Tallest Building. Council of Tall Buildings and Urban Habitat. CTBUH 2004 (Seoul-Korea) Conference Proceedings, ps. 271-278. Disponible en: https://global.ctbuh.org/resources/papers/download/1650-structural-design-of-taipei-101-the-worlds-tallest-building.pdf. Acceso el 10.04.2021.

Sellés-Martínez, J. (2020a). Acertos e deficiências dos modelos analógicos associados a terremotos usados no ensino. Terrae Didatica, 16, e020029. https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8658592

Sellés-Martínez, J. . (2020). Desenvolvimento de habilidades de análise crítica baseadas na identificação de erros em diagramas associados aos efeitos das ondas sísmicas. Terrae Didatica, 16, e020041. https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8660373

Sellés-Martínez, J. (2005). ¿Qué nos cuentan las ondas sísmicas? Enseñanza de las Ciencias de la Tierra. 13 (1): 20-36. Disponible en: https://www.raco.cat/index.php/ECT/article/view/89020/133472%20. Acceso el: 10.04.2021.

Sellés-Martínez, J. (2011). Merry waves all year round. Modelling how the energy of seismic waves is transmitted. Earth Learning Idea. URL: http://www.earthlearningidea.com/PDF/121_Merry_waves.pdf. Acceso el: 08.01.2021.

Sellés-Martínez, J. & Bonán, L. (2000). Problemas de enseñanza-aprendizaje del tema mecanismos focales. Enseñanza de las Ciencias de la Tierra, 8 (1): 54-61. Disponible en:

https://www.raco.cat/index.php/ECT/article/view/88654/132728. Acceso el: 11.04.2021.

Downloads

Publicado

2021-08-02

Como Citar

SELLÉS-MARTÍNEZ, J. Construções anti-sísmicas e sismo-resistentes: princípios de operação e análise dos pontos fortes e fracos dos modelos analógicos usados no ensino. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 17, n. 00, p. e021022, 2021. DOI: 10.20396/td.v17i00.8665273. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8665273. Acesso em: 23 out. 2021.