Visão holística do Sistema Terra para o Desenvolvimento Sustentável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8665564

Palavras-chave:

Ecologia, Educação em Ciências da Terra, Mudança global, Consciência ambiental

Resumo

O desenvolvimento sustentável abrange um aglomerado de problemas ambientais, sociais e económicos, sendo urgente ensinar para a cidadania responsável e informada. A visão holística do Sistema Terra na educação em ciências potencializa a perceção do papel do Homem nos ecossistemas e promove a consciência ambiental imprescindível ao desenvolvimento sustentável. Este trabalho é um recurso didático para discussão e reflexão orientada no ensino das Ciências Naturais (8.º ano do 3.º ciclo do Ensino Básico) e da Biologia e Geologia (10.º ano do Ensino Secundário), segundo o currículo português. A abordagem inovadora do Sistema Terra afasta-se da tradicional perspetiva centrada em uma interpretação redutora do planeta. Propõem-se questões e atividades, sequenciais e intencionais, adequadas ao domínio Sustentabilidade na Terra e ao capítulo I “A Terra e os seus subsistemas em interação” e capítulo III “A Terra, um planeta único a proteger”, definidos, respetivamente, no currículo nacional do 8.º e do 10.º ano de escolaridade.

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Biografia do Autor

Dulce Manuel Cruz Henriques de Lima, Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Universidade do Porto

Graduada em Geologia (Ramo Educacional) e Mestre em Geologia para o Ensino, ambos os cursos pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Atualmente, é aluna do Programa Doutoral em Ensino e Divulgação das Ciências na FCUP e investigadora no CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental), Universidade do Porto. Professora de Biologia/Geologia do Ensino Básico e Secundário.

Sara Cristina Ferreira Marques Antunes, Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) – Universidade do Porto

Investigadora Auxiliar no CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental), Universidade do Porto. É investigadora responsável do projeto ReDEFine, financiado pela FCT. Foi Presidente da Comissão de Acompanhamento do Mestrado em Ecologia e Ambiente e membro da Comissão Científica do mesmo mestrado. Integra a Comissão Científica da Licenciatura em Ciências e Tecnologia do Ambiente da Faculdade de Ciencias da Universidade do Porto (FCUP).

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Publicado

2021-08-22

Como Citar

LIMA, D. M. C. H. de; ANTUNES, S. C. F. M. Visão holística do Sistema Terra para o Desenvolvimento Sustentável. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 17, n. 00, p. e021025, 2021. DOI: 10.20396/td.v17i00.8665564. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8665564. Acesso em: 23 out. 2021.

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