Reflexões sobre o termo "geolodáctica"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8665817

Palavras-chave:

Etimologia, Didatica da geologia, Didatica das ciencias da terra, Discussão

Resumo

Discute-se a correção etimológica, a amplitude de sentido e a necessidade de introduzir a palavra “geolodáctica” no jargão profissional e conclui-se que: a) é incorreta na sua construção; b) atribui-se-lhe um significado considerado excessivo na medida em que os âmbitos propostos; c) é desnecessária, visto que existe a possibilidade de eliminar a ambiguidade que o prefixo “geo” apresenta por não distinguir entre a sua referência à Geologia ou à Geografia, quando se utiliza a expressão “Didática da Geologia”, de forma semelhante ou da mesma forma com que outras didáticas específicas são referidas. Considera-se também necessário manter o uso da expressão “didática das Ciências da Terra” no que se refere ao ensino de conhecimentos de Geologia, Geografia e Ciências Atmosféricas e Oceânicas reunidos sob essa denominação nos conteúdos curriculares da educação escolar em muitos países.

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Biografia do Autor

José Sellés-Martínez, Universidade de Buenos Aires

Graduado e Doutor em Geologia pela Universidade de Buenos Aires. Professor e investigador do Departamento de Ciências Geológicas. Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade de Buenos Aires.

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

SELLÉS-MARTÍNEZ, J. Reflexões sobre o termo "geolodáctica". Terræ Didatica, Campinas, SP, v. 17, n. 00, p. e021044, 2021. DOI: 10.20396/td.v17i00.8665817. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8665817. Acesso em: 28 nov. 2022.

Edição

Seção

Opinião