A paisagem no Geopark Aspirante Seridó

roteiro educativo na perspectiva inclusiva à Pessoa com Deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8664047

Palavras-chave:

Design Universal de Aprendizagem (DUA), Ensino de Geociências, Educação Inclusiva, Ensino Fundamental, Trabalho de Campo

Resumo

Considerando a relevância do ensino de Geociências e a importância que os Geoparques vêm desenvolvendo neste sentido, este trabalho surge do debate acerca do processo de inclusão à pessoa com deficiência nestes espaços, utilizando elementos do Desenho Universal. Buscando tornar a popularização do conhecimento geológico mais acessível, atingindo o maior número de grupos possíveis, esta pesquisa tem como objetivo contribuir com os projetos desenvolvidos no território do Geoparque Aspirante Seridó, por meio da elaboração de uma proposta de Trabalho de Campo no Geossítio Morro do Cruzeiro - Currais Novos/RN, contemplando o estudo da paisagem na perspectiva inclusiva. Para isso, a proposta foi pautada na literatura especializada na área acerca da educação inclusiva. Foi proposto um roteiro contendo as etapas de pré-campo e em campo – estando este último organizado em três momentos específicos: percepção da paisagem; aprendendo sobre a paisagem; e uma atividade de socialização das práticas desenvolvidas no dia.

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Biografia do Autor

Tamires Aparecida Souza Silva, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda no Programa Ensino e História das Ciências da Terra do Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas.

Cláudia Patrícia Araújo e Silva, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda no Programa Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas.

Luis Henrique Marins, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Ensino e História de Ciências da Terra pelo Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas.

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Publicado

2021-03-30

Como Citar

SILVA, T. A. S.; SILVA, C. P. A. e; MARINS, L. H. A paisagem no Geopark Aspirante Seridó: roteiro educativo na perspectiva inclusiva à Pessoa com Deficiência. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 17, n. 00, p. e021014, 2021. DOI: 10.20396/td.v17i00.8664047. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8664047. Acesso em: 23 out. 2021.