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A paisagem no Geopark Aspirante Seridó
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Palavras-chave

Design Universal de Aprendizagem (DUA)
Ensino de Geociências
Educação Inclusiva
Ensino Fundamental
Trabalho de Campo

Como Citar

SILVA, Tamires Aparecida Souza; SILVA, Cláudia Patrícia Araújo e; MARINS, Luis Henrique. A paisagem no Geopark Aspirante Seridó: roteiro educativo na perspectiva inclusiva à pessoa com deficiência. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 17, n. 00, p. e021014, 2021. DOI: 10.20396/td.v17i00.8664047. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8664047. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Considerando a relevância do ensino de Geociências e a importância que os Geoparques vêm desenvolvendo neste sentido, este trabalho surge do debate acerca do processo de inclusão à pessoa com deficiência nestes espaços, utilizando elementos do Desenho Universal. Buscando tornar a popularização do conhecimento geológico mais acessível, atingindo o maior número de grupos possíveis, esta pesquisa tem como objetivo contribuir com os projetos desenvolvidos no território do Geoparque Aspirante Seridó, por meio da elaboração de uma proposta de Trabalho de Campo no Geossítio Morro do Cruzeiro - Currais Novos/RN, contemplando o estudo da paisagem na perspectiva inclusiva. Para isso, a proposta foi pautada na literatura especializada na área acerca da educação inclusiva. Foi proposto um roteiro contendo as etapas de pré-campo e em campo – estando este último organizado em três momentos específicos: percepção da paisagem; aprendendo sobre a paisagem; e uma atividade de socialização das práticas desenvolvidas no dia.

https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8664047
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Referências

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