Percepções de estudantes de engenharia ambiental sobre a gestão dos recursos hídricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8666620

Palavras-chave:

Percepção ambiental, Ambiente, Recursos hídricos, Gestão participativa

Resumo

Estudos de percepção ambiental se tornam cada vez mais relevantes para a proposição de ações voltadas para o enfrentamento de problemas socioambientais. Dentre estes problemas, chama-se a atenção para a gestão dos recursos hídricos. Sendo assim, este estudo teve como objetivo investigar a percepção de estudantes de Engenharia Ambiental acerca da temática Recursos Hídricos. Para tal, foi aplicada a técnica de grupo focal com estudantes de variados períodos de Engenharia Ambiental do CEFET/RJ Ao todo, três encontros foram realizados a fim de abordar assuntos sobre órgãos regulamentadores, Política Nacional de Recursos Hídricos e Comitês de Bacias Hidrográficas. Por fim, o estudo discutiu a importância da presença de estudantes em pesquisas de percepção ambiental e Comitês de Bacia Hidrográficas e contribuiu para sua formação no que diz respeito à promoção de uma gestão participativa eficiente. 

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Biografia do Autor

Caroline da Silva Fernandes, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Sukow da Fonseca

Graduanda em Engenharia Ambiental pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Sukow da Fonseca (Cefet/RJ) e participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC-Cefet).

Bruna Sarpa Micelli, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Sukow da Fonseca

Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Sukow da Fonseca (Cefet/RJ).

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Sukow da Fonseca

Docente no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Sukow da Fonseca (Cefet/RJ), Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2021-10-19

Como Citar

FERNANDES, C. da S.; MICELLI, B. S.; ROCHA, M. B. Percepções de estudantes de engenharia ambiental sobre a gestão dos recursos hídricos. Terræ Didatica, Campinas, SP, v. 17, n. 00, p. e021034, 2021. DOI: 10.20396/td.v17i00.8666620. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8666620. Acesso em: 1 dez. 2022.

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