Atividade de campo de Geologia durante a Pandemia de Covid-19

execução e resultados de um teste piloto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8665257

Palavras-chave:

Coronavírus, Protocolo de Segurança, Aula de Campo, Ensino de Geociências

Resumo

O artigo apresenta o planejamento, metodologia e resultados advindos de Pesquisa Piloto a qual foi desenvolvida por intermédio de um protocolo de campo aplicado às atividades educacionais em geologia e turísticas de aventura, que figuraram entre as atividades cotidianas mais impactadas pela pandemia de Covid-19. Apresentamos uma sugestão de protocolo de segurança para atividades de campo referente ao novo coronavírus, o qual já destacamos que, infelizmente, é inviável seguir com mais de 6 pessoas em campo. Destacamos também a importância de, antes de realizar qualquer atividade, analisar criticamente a aplicabilidade das recomendações de acordo com as mudanças do cenário de transmissão do novo coronavírus nas regiões onde a atividade será realizada. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Paula Sánchez, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Geologia regional. Professora Adjunta do Curso de Geologia, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Aparecida de Goiânia/GO, Brasil.

Fernanda Maciel Canile, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professora Adjunta do Curso de Geologia, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Aparecida de Goiânia/GO, Brasil. E-mail: canile@ufg.br

Cynara Mendonça Moreira Tinoco, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Engenharia Elétrica. Professora Adjunta dos Cursos de Engenharia de Produção e Geologia, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Aparecida de Goiânia/GO, Brasil. E-mail: cynara.mendonca@ufg.br. 

Murilo Chaves Vilarinho, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor em Sociologia. Professor Adjunto dos Cursos de Engenharia de Produção e Geologia, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Aparecida de Goiânia/GO, Brasil. E-mail: murilovilarinho@ufg.br. 

Ion David Zarantonelli, Travessia Ecoturismo Ltda.

Canionista, sócio administrador da Travessia Ecoturismo Ltda. Alto Paraíso de Goiás/GO, Brasil. E-mail: ion@travessia.tur.br

Referências

Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura. (2020). Manual de Boas Práticas: recomendações de procedimentos sanitários para a operação de atividades de turismo na natureza, versão 1.0. 35p. URL: http://abeta.tur.br/download/manual-de-boas-praticas-sanitarias-turismo-de-natureza/. Acesso 28. 07. 2020.

Brasil, Conselho Nacional de Saúde. (2012). Resolução no 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília, DF: CNS. URL: http://www.conselho.saude.gov.br/web_comissoes/conep/index.html. Acesso 29.07.2020.

Brasil, Ministério da Educação. (2015). Resolução nº 1, de 6 de janeiro de 2015. Brasília, DF: MEC. URL: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16871-res-cne-ces-001-06012015&Itemid=30192. Acesso 29. 07. 2020.

Brasil, Ministério da Educação. (2020). Protocolo de Biossegurança para retorno das atividades nas Instituições Federais de Ensino, jul.2020. Brasília, DF: MEC. URL: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mec-lanca-protocolo-de-biosseguranca-para-o-retorno-as-aulas. Acesso 28 07.2020.

Chaui, M. (2000). Convite à Filosofia. São Paulo: Ed. Ática. URL: http://home.ufam.edu.br/andersonlfc/Economia_Etica/Convite%20%20Filosofia%20-%20Marilena%20Chaui.pdf. Acesso 29. 07. 2020

Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. (2019). Código de Ética Profissional da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia. Brasília, DF: CONFEA. URL: https://www.confea.org.br/sites/default/files/uploads-imce/CodEtica11ed1_com_capas_no_indd.pdf . Acesso 20.05.2021.

Klompas, M., Baker, M. A., & Rhee, C. (2020). Airborne Transmission of SARS-CoV-2 Theoretical Considerations and Available Evidence. URL: https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2768396. Acesso 28.07.2020.

Rotzien, J. R., Sincavage, R., Pellowski, C., Gavillot, Y., Filkorn, H., Cooper, S., Shannon, J., Yildiz, U., Sawyer, F., & Uzunlar, N. (2021). Field-Based Geoscience Education during the COVID-19 Pandemic: Planning, Execution, Outcomes, and Forecasts. GSA Today, 31, 4-10. doi: 10.1130/GSATG483A.1.

Universidade Federal de Goiás. (2017). Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Geologia. Aparecida de Goiânia, GO: UFG. URL: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/768/o/SITE_PPC-GEOLOGIA-UFG-NOV-18.pdf?1543878772. Acesso 28.07.2020

Universidade Federal de Goiás. (2020). Plano de Contingência para a Prevenção, Monitoramento e Controle do Novo Coronavírus – COVID-19. Aparecida de Goiânia, GO: Comissão Interna de Saúde do Servidor Público- CISSP- FCT- UFG. (no prelo).

Downloads

Publicado

2021-08-02

Como Citar

SÁNCHEZ, J. P.; CANILE, F. M.; TINOCO, C. M. M.; VILARINHO, M. C.; ZARANTONELLI, I. D. Atividade de campo de Geologia durante a Pandemia de Covid-19: execução e resultados de um teste piloto. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 17, n. 00, p. e021023, 2021. DOI: 10.20396/td.v17i00.8665257. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8665257. Acesso em: 23 out. 2021.