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Atividades em geociências na educação infantil baseadas em desenho universal de aprendizagem como ferramenta para o desenvolvimento da criança
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Palavras-chave

Geociências
Base Nacional Comum Curricular
Desenvolvimento infantil
Educação infantil
Educação inclusiva

Como Citar

GONÇALVES, Lúcia Helena Martins; GRAMA, Édino de Almeida; PASSOS, Ana Paula Dantas. Atividades em geociências na educação infantil baseadas em desenho universal de aprendizagem como ferramenta para o desenvolvimento da criança. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 17, n. 00, p. e021029, 2021. DOI: 10.20396/td.v17i00.8664913. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8664913. Acesso em: 8 out. 2024.

Resumo

As abordagens de Geociências na Educação Infantil são incipientes por falta de conhecimento do professor, tanto dos conteúdos em Geociências, quanto das necessidades reais de aprendizagem da criança advindas de seu próprio desenvolvimento. Este último aspecto é particular para cada criança e, portanto, distingue crianças de uma mesma faixa etária. Este artigo estimula fortemente que a elaboração de atividades em Geociências na Educação Infantil, mas assinala ser necessário: (i) considerar a fase de desenvolvimento para determinar o objetivo de aprendizagem; (ii) utilizar os conceitos em Geociências como pano de fundo; e (iii) planejar a execução de acordo com os princípios do Desenho Universal de Aprendizagem, para que todas as crianças, independentemente da fase do desenvolvimento em que se encontrem, consigam realizá-las com tranquilidade. O artigo resulta de uma disciplina denominada “Tópicos Especiais em EHCT: Ensino e História de Ciências da Terra numa perspectiva inclusiva para pessoas com deficiência”, Unicamp, SP.

 

https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8664913
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