Construção e relevância da geolodática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8667603

Palavras-chave:

Ensino, Didática da geologia, Didática das ciências da terra, Epistemologia geológica

Resumo

Esta contribuição foi preparada como uma réplica da obra "Reflexões sobre o termo Geolodáctica" do Dr. José Selléz-Martínez publicada neste mesmo número. É apresentada uma breve contextualização da evolução do ensino de Geologia na Argentina nos últimos trinta anos e apresentadas respostas a alguns aspectos centrais das críticas feitas: a) a origem da geolodáctica, b) sobre a construção da sigla geolodáctica, c) sobre a relevância do neologismo geolodáctica, d) sobre a prudência e a suposta desproporção do significado de geolodáctica, e) sobre as ciências da Terra e sua didática. Conclui-se observando que o termo geolodáctica tenta oferecer uma resposta e tornar visível um tema educacional investigado por seu autor. A proposta está em processo de avaliação pela comunidade de professores de Geologia e Ciências da Terra, que a adotará, rejeitará e modificará em sua totalidade, conforme ocorre com todas ases hipóteses científica.

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Biografia do Autor

Hector Luis Lacreu, Universidade de San Luis

Doctor en Ciencias Geológicas (Geología) por la Universidad Nacional de San Luis. Profesor Titular de la Universidad Nacional de San Luiz, Doctor en Ciencias Geológicas (Geología) de la Universidad Nacional de San Luis. Catedrático de Universidad Nacional de San Luiz.

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Publicado

2021-11-30

Como Citar

LACREU, H. L. Construção e relevância da geolodática. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 17, n. 00, p. e021045, 2021. DOI: 10.20396/td.v17i00.8667603. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8667603. Acesso em: 15 ago. 2022.

Edição

Seção

Opinião