Aprendizagem prática das propriedades hidráulicas dos materiais geológicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8663891

Palavras-chave:

Hidrogeologia, Infiltração, Porosidade, Permeabilidade, Transmissividade, Aquífero

Resumo

A crença popular sobre a existência universal de rios e lagos subterrâneos é enfrentada desde a educação formal até a introdução precoce do conceito de aquífero. O conhecimento dos parâmetros hidráulicos (porosidade, permeabilidade etc.) é necessário para entender o comportamento de materiais geológicos como reservatórios de água. Nesta fase, além de informações básicas adequadas, é necessária uma visualização experimental do que esses parâmetros representam para o entendimento completo do assunto. Geralmente, quando são realizados experimentos, as medições são feitas com diferentes dispositivos e materiais e de forma não integrada, o que vai de encontro à construção de um modelo conceitual integrado pelo aluno. Uma atividade simples (e de baixo custo em termos do equipamento necessário) é proposta para que os alunos possam perceber como os parâmetros hidráulicos estão ligados entre si e observar o comportamento hidráulico dos diferentes materiais geológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Sellés-Martínez, Universidad de Buenos Aires

Doutor em Geologia pela Universidade de Buenos Aires (Argentina). Professor/pesquisador do Departamento de Ciências Geológicas da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (UBA). Buenos Aires. Argentina.

Referências

Ben-Zvi Assaraf, O. & Orion, N. (2005). A study of junior high students´ perception of the water cycle. Journal of Geoscience Education, 53(4), 366-373. doi: 10.5408/1089-9995-53.4.366.

Ben-Zvi Assaraf, O., Orion, N., Ben Menajem, O., Yardén, A., Ronen, D. & Lemcoff, J.H. (2007). El Planeta Azul, el Ciclo del Agua en los Sistemas Terrestres. Instituto Weizman. Israel. 262p.

Castaño, S., Moreno, L., de la Losa, A., Aguilera, H., Jiménez, M.E. & Mediavilla, R. (2008). Evaluación de pérdidas de agua y parámetros hidráulicos mediante ensayos de infiltración en campo. Enseñanza de las Ciencias de la Tierra. 16(1), 64-71. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/ECT/article/view/120988. Acesso 6.01.2021.

Castilho-Barbosa, I. N. B., Carvalho, A. M., Miguel, G. F. & Carneiro, C. D. R. (2020). Conhecer para conservar aquíferos: como torna-los visíveis? Terræ Didatica, 16(1), 1-12, e020018. doi: 10.20396/td.v16i0.8658299.

Davis, K. S. & Day, J. A. 1971. Agua, espejo de la ciencia. EUDEBA, Buenos Aires, 218 págs.

de Miguel, A., Lado, J. J., Martínez, V., Leal, M. & García, R. 2009. El ciclo hidrológico: experiencias prácticas para su comprensión. Enseñanza de las Ciencias de la Tierra, 17(1), 78-85. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/ECT/article/view/184048. Acesso 6.01.2021.

De Wet, A.P. 1994. Integrating field observations with physical and computer models in an introductory environmental Geology course. Journal of Geoscience Education, 42 (3): 264-272. Disponível em: https://serc.carleton.edu/resources/39515.html. Acesso 6.01.2021.

Dickerson, D., Callahan, T.J., van Sickle, M. & Hay, G. 2005. Students´ conceptions of scale regarding ground water. Journal of Geoscience Education, 54 (4): 487-490. doi: 10.5408/1089-9995-53.4.374.

Gates, A.E., Parker Langford, R., Hodgson, R.M., & Driscoll, J.J. 1996. Ground water-simulation apparatus for introductory and advanced courses in Environmental Geology. Journal of Geoscience Education, 44(5), 559-564. doi: 10.5408/0022-1368-44.5.559.

Hudak, P.F., 2001. Creased plastic-rock permeameter for Hydrogeology students. Journal of Geoscience Education, 49 (2), 182-186. doi: 10.5408/1089-9995-49.2.182.

King, C., Kennett, P., Devon, E. & Sellés Martínez, J., 2009. Earthlearningidea: nuevos recursos para la Enseñanza de las Ciencias de la Tierra en todo el mundo. Enseñanza de las Ciencias de la Tierra, 17(1), 2-15. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/ECT/article/view/183787. Acesso 6.01.2021.

Márquez, C. & Bach, J. 2007. Una propuesta de análisis de las representaciones de los alumnos sobre el ciclo del agua Enseñanza de las Ciencias de la Tierra, 15(3), 280-286. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/ECT/article/view/121419. Acesso 7.01.2021.

Meléndez Hevia, I. 2009. La dinámica de sistemas complejos en las ciencias de la tierra y del medio ambiente. Enseñanza de las Ciencias de la Tierra. 17(1), 26-36. Disponível em: https://www.raco.cat/index.php/ECT/article/view/184043. Acesso 7.01.2021.

Nichol, M.J. & Scott, G.F. 2000. Teaching Darcy´s Law through hands-on experimentation. Journal of Geoscience Education, 48(2), 216-221. doi: 10.5408/1089-9995-48.2.216.

Passey, B.H., T. E. Cerling & M.A. Chan, 2006. Dam Fun. A Scale Model Classroom experiments for teaching basic concepts in Hydrology and Sedimentary Geology. Journal of Geoscience Education, 54(4), 487-490. doi: 10.5408/1089-9995-54.4.487.

Reyero, C., Calvo, M., Vidal, M.P., García, E. & Morcillo, J.G. 2007. Las ilustraciones del ciclo del agua en los textos de educación primaria. Enseñanza de las Ciencias de la Tierra, 15(3), 287-294. Disponível em: https://raco.cat/index.php/ECT/article/view/121420. Acesso 7.01.2021.

Rich, C.C. & C.M. Onasch, 1997. An introductory Geology Laboratory exercise on ground water pollution potential using the DRASTIC System. Journal of Geoscience Education, 45 (5): 404-411. doi: 10.5408/1089-9995-45.5.404.

Warner A. & S.R. Roof, 1994. Using Darcy Flow Tubes to teach concepts of ground water geology. Journal of Geoscience Education, 42 (3): 220-224. doi: 10.5408/0022-1368-42.3.220

Downloads

Publicado

2021-02-12

Como Citar

SELLÉS-MARTÍNEZ, J. Aprendizagem prática das propriedades hidráulicas dos materiais geológicos. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 17, n. 00, p. e021004, 2021. DOI: 10.20396/td.v17i00.8663891. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8663891. Acesso em: 23 out. 2021.

Edição

Seção

Atividade Prática