Roteiro virtual pelos geossítios do geoparque aspirante seridó

ferramentas cartográficas livres do google® para geoeducação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/td.v18i00.8667435

Palavras-chave:

Geotecnologias, Geopatrimônio, Educação, Internet

Resumo

A geodiversidade inserida em uma paisagem desperta a curiosidade de quem a vê, seja durante uma viagem ou em ambiente virtual. Durante a pandemia do Covid-19, as restrições colocaram as geotecnologias como protagonistas para aproximar a sociedade da natureza. No Geoparque Aspirante Seridó (GAS), Nordeste do Brasil, as ferramentas podem contribuir para o conhecimento da comunidade e visitantes sobre o seu geopatrimônio. Partindo dessas premissas, este trabalho apresenta um roteiro virtual interativo usando ferramentas cartográficas gratuitas do Google®. O roteiro foi construído utilizando a realidade virtual do StreetView® para mapear viewpoints (VP). Esses VP e as descrições integraram a plataforma MyMaps® no Google Maps® juntamente com litotipos, limites, geossítios e caminhos pelo GAS. 25 VP foram reconhecidos contemplando 11 dos 21 geossítios do GAS, mostrando principalmente destaques geomorfológicos. O roteiro virtual proposto pode ser utilizado na Geoeducação e educação patrimonial nos mais variados níveis da educação e em práticas turísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silas Samuel dos Santos Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduando em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Marcos Antonio Leite do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorado em Geodinâmica e Geofísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Matheus Lisboa Nobre da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Referências

Angelim, L. A. A., Nesi, J. R., Torres, H. H. F., Medeiros, V. C., Santos, C. A., Veiga Jr., J. P., & Mendes, V. A. (2006). Geologia e Recursos Minerais do Estado do Rio Grande do Norte, Escala 1:500.000. Texto explicativo dos mapas geológicos e de recursos minerais do Estado do Rio Grande do Norte. Recife: Serviço Geológico do Brasil (SGB/ CPRM). 119p.

Ghiraldi, L., Giordano, E., Perotti, L., & Giardino, M. (2014). Digital tools for collection, promotion and visualisation of geoscientific data: Case study of Seguret Valley (Piemonte, NW Italy). Geoheritage, 6(2), 103-112. doi: 10.1007/s12371-014-0115-y. DOI: https://doi.org/10.1007/s12371-014-0115-y

Herrera-Franco, G., Montalván-Burbano, N., Carrión-Mero, P., Jaya-Montalvo, M., & Gurumendi-Noriega, M. (2021). Worldwide research on geoparks through bibliometric analysis. Sustainability, 13(3), 1175. doi: 10.3390/su13031175. DOI: https://doi.org/10.3390/su13031175

Jitmahantakul, S., & Chenrai, P. (2019). Applying virtual reality technology to geoscience classrooms. Review of International Geographical Education Online, 9(3), 577-590. doi: 10.33403/rigeo.592771. DOI: https://doi.org/10.33403/rigeo.592771

Martin, S., Reynard, E., Ondicol, R. P., & Ghiraldi, L. (2014). Multi-scale web mapping for geoheritage visualization and promotion. Geoheritage, 6(2), 141-148. doi: 10.1007/s12371-014-0102-3. DOI: https://doi.org/10.1007/s12371-014-0102-3

Martínez-Graña, A. M., Goy, J. L., & Cimarra, C. A. (2013). A virtual tour of geological heritage: Valourising geodiversity using Google Earth and QR code. Computers & Geosciences, 61, 83-93. doi: 10.1016/j.cageo.2013.07.020 DOI: https://doi.org/10.1016/j.cageo.2013.07.020

Migoń, P. (2021). Granite landscapes, geodiversity and geoheritage: global context. Heritage, 4(1), 198-219. doi: 10.3390/heritage4010012. DOI: https://doi.org/10.3390/heritage4010012

Nascimento, M. A. L. (2018). Geoparque Seridó (RN) e suas feições geomorfológicas. Recife: Revista de Geografia, 35(4), 394-411. doi: 10.51359/2238-6211.2018.238238. DOI: https://doi.org/10.51359/2238-6211.2018.238238

Nascimento, M. A. L., Silva, M. L. N., Almeida, M. C., & Costa, S. S. S. (2021). Evaluation of Typologies, Use Values, Degradation Risk, and Relevance of the Seridó Aspiring UNESCO Geopark Geosites, Northeast Brazil. Geoheritage, 13(2), 1-17. doi: 10.1007/s12371-021-00542-2. DOI: https://doi.org/10.1007/s12371-021-00542-2

Pica, A., Reynard, E., Grangier, L., Kaiser, C., Ghiraldi, L., Perotti, L., & Del Monte, M. (2018). GeoGuides, urban geotourism offer powered by mobile application technology. Geoheritage, 10(2), 311-326. doi: 10.1007/s12371-017-0237-0. DOI: https://doi.org/10.1007/s12371-017-0237-0

Rezende, L. C., & Vieira, A. C. B. (2021). Google Maps: Geogle Maps como ferramenta de ensino de Geociências. Terræ Didatica, 17, e021003-e021003. doi: 10.20396/td.v17i00.8661509. DOI: https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8661509

Silva, M. L. N., Nascimento, M. A. L., Mansur, K. L., & Medeiros, G. L. D. (2019). Uso de fotogrametria digital na elaboração de modelos tridimensionais com aplicação em geoconservação e educação. Terræ Didatica, 15, 1-9, e190231. doi: 10.20396/td.v15i0.8655364. DOI: https://doi.org/10.20396/td.v15i0.8655364

Downloads

Publicado

2022-02-11

Como Citar

COSTA, S. S. dos S.; NASCIMENTO, M. A. L. do; SILVA, M. L. N. da . Roteiro virtual pelos geossítios do geoparque aspirante seridó: ferramentas cartográficas livres do google® para geoeducação. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 18, n. 00, p. e022004, 2022. DOI: 10.20396/td.v18i00.8667435. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8667435. Acesso em: 1 jul. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)