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Roteiro virtual pelos geossítios do Geoparque Aspirante Seridó
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Palavras-chave

Geotecnologias
Geopatrimônio
Educação
Internet

Como Citar

COSTA, S. S. dos S.; NASCIMENTO, M. A. L. do; SILVA, M. L. N. da . Roteiro virtual pelos geossítios do Geoparque Aspirante Seridó: ferramentas cartográficas livres do Google® para Geoeducação. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 18, n. 00, p. e022004, 2022. DOI: 10.20396/td.v18i00.8667435. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8667435. Acesso em: 23 fev. 2024.

Resumo

A geodiversidade inserida em uma paisagem desperta a curiosidade de quem a vê, seja durante uma viagem ou em ambiente virtual. Durante a pandemia do Covid-19, as restrições colocaram as geotecnologias como protagonistas para aproximar a sociedade da natureza. No Geoparque Aspirante Seridó (GAS), Nordeste do Brasil, as ferramentas podem contribuir para o conhecimento da comunidade e visitantes sobre o seu geopatrimônio. Partindo dessas premissas, este trabalho apresenta um roteiro virtual interativo usando ferramentas cartográficas gratuitas do Google®. O roteiro foi construído utilizando a realidade virtual do StreetView® para mapear viewpoints (VP). Esses VP e as descrições integraram a plataforma MyMaps® no Google Maps® juntamente com litotipos, limites, geossítios e caminhos pelo GAS. 25 VP foram reconhecidos contemplando 11 dos 21 geossítios do GAS, mostrando principalmente destaques geomorfológicos. O roteiro virtual proposto pode ser utilizado na Geoeducação e educação patrimonial nos mais variados níveis da educação e em práticas turísticas.

https://doi.org/10.20396/td.v18i00.8667435
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