Banner Portal
Construindo o conhecimento pedológico no ensino fundamental a partir de práticas didático-pedagógicas
PDF

Palavras-chave

Sustentabilidade
Educação básica
Educação em solos

Como Citar

MOTA, J. M.; HENRIQUE, S. M.; SENA, A. L. de; DABOIT, K. T. U.; SEQUINATTO, L. Construindo o conhecimento pedológico no ensino fundamental a partir de práticas didático-pedagógicas. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 18, n. 00, p. e022013, 2022. DOI: 10.20396/td.v18i00.8668364. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8668364. Acesso em: 3 mar. 2024.

Resumo

A aplicação de diferentes atividades didático-pedagógicas em solos, ainda nas fases iniciais de ensino, pode contribuir à construção do conhecimento do educando, culminando no desenvolvimento de uma consciência pedológica de valorização deste recurso e também pode contribuir na construção de práticas efetivas de ensino que instiguem a reflexão crítica quanto a complexidade do solo. Este estudo objetivou propor diferentes atividades práticas sobre o tema solos, em dez turmas de segundo e terceiro anos do ensino fundamental pertencentes a cinco escolas públicas da cidade de Lages (SC), totalizando 176 discentes do componente curricular Educação para a Sustentabilidade. A utilização de diferentes práticas de ensino e experiências concretas de colaboração despertou a curiosidade dos educandos, aumentando a capacidade de interação e construção de novos conhecimentos em solos.

https://doi.org/10.20396/td.v18i00.8668364
PDF

Referências

Brune, A. (2011). A contribuição do programa semeando educação e saúde na agricultura familiar para a permanência do jovem rural no distrito da floresta. Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/52452. Acesso em: 22.11.2021.

Canepelle, E., Kerkhoff, J. T., Writzl, T. C., Stein, J. E. S., Silva, D. M. & Redin, M. (2018). Ciência do solo nas escolas de ensino fundamental e médio. Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável, 8 (3), 41-50. DOI: https://periodicos.ufv.br/rbas/article/view/3059/pdf. Acesso em: 15.11.2021.

Dantas, E. L.A . (2019). A contação de história na Educação Infantil e a formação de leitores. Revista Caparaó, 1(2), 1-12. Disponívl em: https://revistacaparao.org/caparao/article/view/12/16. Acesso em: 27.10.2021.

Franco, M. A. R. S. (2016). Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. Bras. Estud. Pedagog., 97(247), 534-551. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812016000300534&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 30.10.2021.

Gervázio, S. N. (2017). Materiais concretos e manipulativos: uma alternativa para simplificar o processo de ensino/aprendizagem da matemática e incentivar à pesquisa. Revista Eletrônica Paulista de Matemática, 9. Disponível em: https://www.fc.unesp.br/Home/Departamentos/Matematica/revistacqd2228/v09a04-materiais-concretos-e-manipulativos.pdf. Acesso em: 29.09.2021.

Kamii, C. (1991). A criança e o número: implicações da teoria de Piaget para atuação junto a escolares de 4 a 6 anos. Campinas, São Paulo: Papirus, 69p.

Lima, V. C., Lima, M. R., & Melo, V. F. (2007). O solo no meio ambiente: abordagem para professores do ensino fundamental e médio e alunos do ensino médio. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola. 130p.

Lima, L. C. M., Santos, T. E. M., Souza, E. R., & Oliveira, E. L. (2016). Práticas de manejo e conservação do solo: percepção de agricultores da região semiárida pernambucana. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, 11(4), 148-153. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/RVADS/article/view/4164/4042. Acesso em: 15.10.2021.

Oliveira, K. B. A., & Silva, A. C. (2015). Construção do conceito de número: uma análise de atividades matemáticas desenvolvidas pelo Subprojeto PIBID/UFMT/CUR nas escolas do Ensino Fundamental de Rondonópolis. Eventos Pedagógicos, 6(2), 311-327. Disponível em: https://www.sumarios.org/artigo/constru%C3%A7%C3%A3o-do-conceito-de-n%C3%BAmero-uma-an%C3%A1lise-de-atividades-matem%C3%A1ticas-desenvolvidas-pelo. Acesso em: 28.11.2021.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Terrae Didatica

Downloads

Não há dados estatísticos.