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As coleções mineralógicas e a aventura humana na busca do conhecimento
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Palavras-chave

História das coleções
Mineralogia
Coleção Werner
Freiberg
Escola de Paris

Como Citar

ALMEIDA, Cicera Neysi de. As coleções mineralógicas e a aventura humana na busca do conhecimento. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e023002, 2023. DOI: 10.20396/td.v19i00.8671329. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8671329. Acesso em: 13 abr. 2024.

Resumo

Introdução. Dos primeiros materiais coletados pelos ancestrais humanos às primeiras coleções mineralógicas de ensino, os minerais despontam como um dos mais importantes objetos da natureza manuseados pelo homem. Objetivo e Metodologia. A história das coleções permite resgatar as motivações para a sua coleta ao longo do tempo, desde utensílios necessários à sobrevivência até objetos científicos. Diante da necessidade de conhecê-los cientificamente, as coleções mineralógicas destacam-se como subsídios didáticos e tornam-se os embriões das primeiras Escolas de Engenharia de Minas do planeta e do primeiro curso superior do Brasil. Resultados e Conclusão. Descobre-se também que o ato de “contar” a história das coleções históricas as faz transcender do seu objetivo básico, aproximando-as do observador (pesquisador ou visitante), porque o colocamos diante do envolvimento dos coletores durante a sua elaboração. “Contar” promove a ressignificação das coleções para além de um conjunto de objetos científicos e/ou estéticos, caracterizando-as como elementos de uma narrativa da aventura humana na busca do conhecimento.

https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8671329
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