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Uma experiência utilizando geotecnologias com alunos do ensino médio
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Palavras-chave

Geoprocessamento
Educação
Ensino
Mapeamento

Como Citar

SILVA, Ananda Ramos da; SANTOS, Vânia Maria Nunes dos; COLTRI , Priscila Pereira. Uma experiência utilizando geotecnologias com alunos do ensino médio . Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e023009, 2023. DOI: 10.20396/td.v19i00.8672033. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8672033. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Introdução. Este artigo visou compreender as potencialidades e as limitações do uso do QGIS e Google Earth como recursos didático-pedagógicos a partir de uma experiência com alunos do Ensino Médio de uma escola pública na cidade de São Paulo. Objetivo e Metodologia. As atividades realizadas na escola foram divididas em quatro etapas: (i) trabalho de campo, (ii) comandos básicos dos aplicativos, (iii) confecção de mapas e (iv) debate. As análises foram realizadas a partir de observações e anotações do processo, seguindo a metodologia de análise de dados qualitativos de Lüdke e André. Resultados e Conclusão. Os principais resultados foram: i) as geotecnologias favorecem a inter e multidisciplinaridade e a participação e protagonismo dos estudantes; ii) ambos os softwares têm potencial para serem utilizados em sala de aula, porém cabe ao (s) professor(es) decidir(em) qual atenderá as suas necessidades e objetivos e auxiliará melhor o aprendizado dos alunos e por fim, iii) a necessidade de investimento na formação de professores em (geo)tecnologias e na criação e manutenção de laboratórios de informática nas escolas públicas.

https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8672033
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