Banner Portal
Efeitos de sismos em terrenos não consolidados
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Risco sísmico
Liquefação
Fluidização
Modelos didáticos

Como Citar

SELLÉS-MARTÍNEZ, José. Efeitos de sismos em terrenos não consolidados: casos reais, conceitos teóricos e modelos analógicos didáticos. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e023025, 2023. DOI: 10.20396/td.v19i00.8673837. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8673837. Acesso em: 1 maio. 2024.

Resumo

Esta contribuição apresenta os conceitos teóricos relacionados ao comportamento mecânico de materiais sólidos particulados e suas diferenças mais importantes com os sólidos contínuos e com os fluidos. Descreve e analisa a seguir as diferente propostas de modelos didáticos escolares para a visualização e ensino dos fenômenos de liquefação e fluidização que podem afetar terrenos compostos por solos, sedimentos soltos ou mal consolidados no caso de serem afetados por ondas sísmicas e cujo colapso pode causar danos graves até mesmo em edifícios construídos de acordo com as normas de prevenção do risco sísmico da zona.

https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8673837
PDF (Español (España))

Referências

Clément, C., Toussaint, R., Stojanova, M. & Aharonov, A. (2018). Sinking during earthquakes: Critical acceleration criteria control drained soil liquefaction. Physical Review E, American Physical Society (APS), 97 (2), pp.022905. HAL Id: hal-01715092

Collinson, J. (1984). Sedimentary deformational structures (Chapter 4). In The Geological Deformation of Sediments. Editor.A. Maltman. Springer. Págs. 95-125. DOI https://doi.org/10.1007/978-94-011-0731-0

González de Vallejo, L. I., Ferrer, M, Ortuño, L. & Oteo, C. (2004). Ingeniería Geológica. Prentice Hall. Madrid. 715 págs. https://www.academia.edu/50773034/INGENIERIA_GEOLOGICA_GONZALES_DE_VALLEJO

Maltman, A. (1994). The Geological Deformation of Sediments. Springer. 362 págs. https://doi.org/10.1007/978-94-011-0731-0

Sellés-Martínez, J., (2021b). Construcciones antisísmicas y sismorresistentes. Principios de funcionamiento y análisis de los modelos usados en enseñanza. Terrae Didática (17) 1-15. DOI: 10.20396/td.v17i00.8665273.

Sellés-Martínez, J., (2021a). Aprendizaje experimental de las propiedades hidráulicas de los materiales geológicos. Terrae Didáctica (17) 1-9. DOI: 10.20396/td.v17i00.8663891

Sellés-Martínez, J. (2020b). Aciertos y falencias de los modelos analógicos asociados a terremotos usados en la enseñanza. Terræ Didatica (16) 1-11, DOI: 10.20396/td.v16i0.8658592

Sellés-Martínez, J. (2020a). Desarrollo de habilidades de análisis crítico basadas en la identificación de errores en los diagramas asociados a los efectos de las ondas sísmicas. Terrae Didatica (16) 1-10. DOI: 10.20396/td.v16i0.8660373

Sellés-Martínez, J. (2005). ¿Qué nos cuentan las ondas sísmicas? Enseñanza de las Ciencias de la Tierra (13.1) 20-36. https://raco.cat/index.php/ECT/article/view/89020/133472%20

Wang, CY. & M. Manga (2021). Liquefaction. In: Water and Earthquakes. Lecture Notes in Earth System Sciences. Springer, Cham. Págs. 301-321. DOI: 10.1007/978-3-030-64308-9_11

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 José Sellés-Martínez

Downloads

Não há dados estatísticos.