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Diálogos entre a Astrobiologia e a Pedagogia da Terra
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Palavras-chave

Ensino de ciências
Educação
Complexidade
Formação de professores

Como Citar

OLIVEIRA, Vitoria Cassia Gabriela de; VERA, José Alberto Nogales Casto. Diálogos entre a Astrobiologia e a Pedagogia da Terra: uma proposta para a formação continuada de professores de ciências. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 19, n. 00, p. e023033, 2023. DOI: 10.20396/td.v19i00.8674464. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8674464. Acesso em: 30 abr. 2024.

Resumo

Introdução e Objetivo. Assumindo a necessidade de repensar a Educação e a sua função como elemento de transformação social e gerador de uma profunda mudança ética e promotora de outras formas de ser/estar no planeta Terra, o presente estudo busca compreender os possíveis diálogos entre a Pedagogia da Terra e a Astrobiologia na construção e proposição de processos de formação continuada de professores de ciências. Metodologia. Com essa finalidade, promoveu-se um minicurso direcionado a professores. Descreve-se aqui o processo de construção do processo formativo e, valendo-se da Análise de conteúdo, analisam-se as contribuições apontadas pelos participantes a sua formação e prática docente. Resultados e Conclusão. O diálogo entre os saberes na formação continuada de professores contribui com elementos fundamentais à prática docente, contemplando aspectos cognitivos, emocionais, individuais e coletivos, bem como destacando o papel da universidade na promoção de iniciativas que aproximem Educação e Complexidade.

https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8674464
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