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A formação do geólogo
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Palavras-chave

Geoética
Currículo
Geologia urbana
História das ciências naturais

Como Citar

GANTUS-OLIVEIRA, Talita. A formação do geólogo: a necessidade de um currículo contemporâneo para uma ciência cidadã. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 19, n. 00, 2023. DOI: 10.20396/td.v19i00.8675066. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8675066. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Introdução. A disseminação do conhecimento geológico vem enfrentando desafios ao se integrar à sociedade, especialmente em contextos urbanos, onde a atuação do geólogo não é tão evidente. Acredita-se que isto se dá, entre outros fatores, por uma formação acadêmica ainda arraigada em pressupostos datados e do não envolvimento dos geólogos nos debates acerca das mudanças climáticas globais, principalmente no que tange os impactos socioambientais urbanos. Objetivo e Metodologia. Neste trabalho, busca-se fomentar reflexões teórico-epistemológicas para uma necessária renovação da própria Geologia como campo científico, de modo que possam ser incorporados conhecimentos que atendam às demandas contemporâneas mais emergentes, como aquelas que envolvem a Geologia Urbana e a Geoética. Resultados e Conclusão. A falta de comprometimento da comunidade geológica com os debates socioambientais emergentes se reflete em currículos acadêmicos que sofreram poucas atualizações desde a institucionalização da Geologia como ciência no Brasil, cujo contexto histórico do desenvolvimento científico demonstra uma ênfase em conhecimentos exploratórios extrativistas.

https://doi.org/10.20396/td.v19i00.8675066
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