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Reorganização das metas curriculares no ensino básico português: o caso das geociências
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Palavras-chave

Ciências naturais. Metas curriculares. Currículo. Educação básica.

Como Citar

BONITO, Jorge. Reorganização das metas curriculares no ensino básico português: o caso das geociências. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 10, n. 3, p. 227–239, 2015. DOI: 10.20396/td.v10i3.8637327. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637327. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Em abril de 2012, o Ministério da Educação e Ciência português decidiu que o desenvolvimento do ensino deve ser orientado por Metas Curriculares, definindo-se, de forma consistente, os conhecimentos e as capacidades essenciais que os alunos devem adquirir, nos diferentes anos de escolaridade e nos conteúdos de cada programa curricular. Entre outros, foi constituído um subgrupo de trabalho de reformulação das Metas Curriculares para a disciplina de Ciências Naturais, com o objetivo de propor as metas, assegurando a necessária articulação entre os ciclos de ensino e entre estas e os conteúdos dos programas. Foram definidas metas curriculares para a disciplina de Ciências Naturais, do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, deixando de fora o 1.º ciclo. Os conteúdos de Geociências são estudados no 2.º ciclo (5.º ano) e no 3.º ciclo (7.º ano). Neste trabalho dá-se conta das metas curriculares, dos conteúdos e dos tempos letivos atribuídos ao ensino das Geociências no ensino básico pelo subgrupo de trabalho, já homologadas pelo Ministério da Educação e Ciência.
https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637327
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