Banner Portal
Uma proposta de inclusão da astronomia na formação profissional superior em ciências da terra
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Astronomia. Cursos de graduação. Ciências da terra. Geologia. Geografia. Geociências. Licenciatura em geografia.

How to Cite

REQUEIJO, Flávia; CARNEIRO, Celso Dal Ré. Uma proposta de inclusão da astronomia na formação profissional superior em ciências da terra. Terræ Didatica, Campinas, SP, v. 10, n. 3, p. 305–318, 2015. DOI: 10.20396/td.v10i3.8637346. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637346. Acesso em: 27 jul. 2024.

Abstract

O objetivo desta pesquisa é estudar possibilidades de abordagem da Astronomia e suas relações com as Ciências da Terra na formação de estudantes dos cursos de graduação em Geologia, Geografia e Licenciatura em Geografia. Para tanto, analisamos as ementas das disciplinas dos cursos do Instituto de Geociências da Unicamp (IG/Unicamp) e alguns dos livros didáticos de tais disciplinas. Com base nos estudos em Educação em Ciências, desenvolvemos e avalia­mos uma disciplina de Astronomia, oferecida a estudantes dos cursos do IG/Unicamp. A análise dos resultados levou à reformulação da proposta, que reorganiza conteúdos de Astronomia que podem ser inseridos em cursos de graduação de Ciências da Terra, mas são adaptáveis a disciplinas equivalentes de formação docente. Conclui-se que disciplinas de As­tronomia introdutória para estudantes de graduação nas carreiras de Ciências da Terra contribuem para aprofundar uma perspectiva temporal, formar um olhar crítico sobre modelos científicos vigentes e para desenvolver uma compreensão sobre os ritmos da vida e até mesmo sobre a história da Terra e do universo. 

https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637346
PDF (Português (Brasil))

References

Abdalla M.C., Villela Neto, T. 2005. Novas janelas para o Universo. São Paulo: Editora UNESP. 120p.

Baker V.R. 1999. Geosemiosis. Geol. Soc. Am. Bull., 111(5):633-645. (Pres. Address). URL: http://gsabulletin.gsapubs.org/content/111/5/633.full.pdf+html. Acesso 06.10.2014.

Barstow D., Geary E. (org). 2002. Blueprint for Change: Report from the National Conference on the Revolution in Earth and Space Science Education. Boston: TERC. 100p. URL: http://www.earthscienceedrevolution.org/RevEarthSciEd.pdf. Acesso: 29.07.2013

Basilici G., Silva A.M.B. 2010. Projeto Pedagógico dos cursos de graduação em Geologia e Geografia. URL: http://www.prg.unicamp.br/portal/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=213&Itemid=115&lang=pt . Acesso: 02.06.2013.

Bisch S.M.1998. Astronomia no Ensino Fundamental: natureza e conteúdo do conhecimento de estudantes e professores, São Paulo. São Paulo: Fac. Educação. USP.(Tese Dout.).

Bretones P.S. 1999. Disciplinas introdutórias de Astronomia nos cursos superiores do Brasil, São Paulo. Campinas: Inst. Geoc. Unicamp. 187p. (Dissert. Mestr.).

Castilla G., Pablo M.A. 2003. De puntos en el cielo a paisajes exóticos: el origen de las ciencias planetarias. Enseñanza de las ciencias de la Tierra, 11(3): 163-169.

Carneiro C.D.R., Gonçalves, P.W., Negrão, O.B.M., Cunha, C.A.L. Ciência do Sistema Terra e o entendimento da “Máquina Planetária” em que vivemos. Geonomos, 9(1):1-8.

Carneiro C.D.R. 2008. O Ano Internacional do Planeta Terra: divulgação do conhecimento geológico e educação. Ciência & Ensino, 2(2).

Carneiro C.D.R., Toledo M.C.M.de, Almeida F.F.M.de. 2004. Dez motivos para a inclusão de

temas de Geologia na Educação Básica. Rev. Bras. Geoc. 34(4):553-560.

Cervato C., Frodeman R. 2012. The significance of geologic time: cultural, educational, and economic frameworks. The Geological Society of America, Special Paper, 486:19-27. Trad. Por M.C. Briani e P.W. Gonçalves. 2014. A importância do tempo geológico: desdobramentos culturais, educacionais e econômicos). Terræ Didatica, 10(1):67-79. URL:

http://www.ige.Unicamp.br/terraedidatica/.

Karttunen H., Kröger P., Oja H., Poutanen M., Donner K.J. 1996. Fundamental Astronomy. Heidelberg: Springer-Verlag. 521p.

Langhi R. 2011. Educação em astronomia: da revisão bibliográfica sobre concepções alternativas à necessicade de uma ação nacional. Cad. Bras. Ens. Fís., 28(2):373-399.

Lefèvre F. 2005. Discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisas qualitativas (desdobramentos). Caxias do Sul, RS: Educs. 256p.

Lópes-Llamas C. 2003. El futuro de las ciencias planetarias em el sistema educativo de secundaria. Enseñanza de las ciencias de la Tierra, 11(3):181-186.

Nield T., Derbyshire E. 2007. Planet Earth in our hands. Texto orig. por Leenaers H., Schalke H. 2004. Leiden, The Netherlands, Earth Sciences for Society Foundation. URL: www.yearofplanetearth.org. Acesso: 25.07.2013.

Oliveira K.S., Saraiva M.F.O. 2000. Astronomia e Astrofísica. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS.

Pitman A.J. 2005. On the role of Geography in Earth System Science. Geoforum, 36:137-148

Posner G.J., Strike K.A., Hewson P.W., Gertzog W.A. 1982. Accomodation of a Scientific Conception: toward a theory of conceptual change. Science Education, 66(2):211-227.

Press F., Siever R., Grotzinger J., Jordan T. H. 2006. Para entender aTerra. Porto Alegre: Bookman. 656p.

Silveira F.L. 2003. Marés, fases principais da Lua e bebês. Cad. Bras. Ens. Fís., 20(1):10-29.

Sobreira P.H.A. 2002. Astronomia no Ensino de Geografia: análise crítica dos livros didáticos de geografia, São Paulo. São Paulo: Fac. Filosofia, Letras e Ciências

Humanas. USP. 274p. (Dissert. Mestrado).

Sobreira P.H.A. 2005. Cosmografia Geográfica: A Astronomia no Ensino de Geografia, São Paulo. São Paulo: Fac. Fil., Letr. Ciênc. Hum. USP. 239p. (Tese Dout.).

Teixeira W., Fairchild T.R., Toledo M.C.M., Taioli F. orgs. 2008. Decifrando a Terra. São Paulo: Cia. Edit. Nac. 623p.

Terrae Didatica utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Download data is not yet available.