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Jogos “geoeducativos” como subsídio à Geoconservação no litoral sul de Pernambuco (NE Brasil): uma proposta
Delicadas estruturas coloridas, construídas por líquens e musgos na superfície de quartzitos proterozoicos da região de Diamantina, MG. (Foto: C. D. R. Carneiro).
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Palavras-chave

Educação não formal. Geoconservação. Popularização das geociências. Litoral sul de Pernambuco.

Como Citar

GUIMARÃES, Thaís de Oliveira; MARIANO, Gorki; SÁ, Artur Abreu e. Jogos “geoeducativos” como subsídio à Geoconservação no litoral sul de Pernambuco (NE Brasil): uma proposta. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 13, n. 1, p. 30–42, 2017. DOI: 10.20396/td.v13i1.8648626. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8648626. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

A preocupação em popularizar as Geociências está presente em todos os aspectos das temáticas que abrangem a geodiA preocupação em popularizar as Geociências está presente em todos os aspectos das temáticas que abrangem a geodiversidade, a geoconservação, o patrimônio geológico, o geoturismo e os geoparques. Popularizar os elementos abióticos é contribuir para que a sociedade desperte e reconheça a importância de praticar a geoconservação. Este trabalho destaca a relevância do processo educativo a partir de atividades voltadas para a educação formal e não formal. Assim, sugere alternativas que possam facilitar a compreensão de alunos e do público em geral, norteadas por atividades pautadas na interdisciplinaridade, geoconservação e popularização das Geociências. Para isso, foram elaborados protótipos de “jogos geoeducativos”, tendo como proposta aplicá-los em espaços educacionais formais e não. Nesse sentido, foram realizadas pesquisas bibliográficas e vivenciadas experiências in loco, como visitas a museus, geoparques e participação em workshops. A partir do conhecimento adquirido com este trabalho ratifica-se a importância da utilização de materiais específicos direcionados à geodiversidade e ao patrimônio geológico.
https://doi.org/10.20396/td.v13i1.8648626
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