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O livro didático de Ciências: aproximações e distanciamentos do currículo prescrito ao planejado na temática do sistema solar.
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Palavras-chave

Ensino de ciências. Livro didático. Currículo. Astronomia.

Como Citar

MARTONETO, Dérik Mateus. O livro didático de Ciências: aproximações e distanciamentos do currículo prescrito ao planejado na temática do sistema solar. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 134–146, 2018. DOI: 10.20396/td.v14i2.8651164. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8651164. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Este estudo objetivou analisar as proximidades do currículo prescrito de ciências, com o currículo planejado para o aluno, no que tange a temática do sistema solar, além das aproximações com os PCNs. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, analisou sete coleções do 6º ano do ensino fundamental II, aprovadas pelo PNLD, no tocante a temática do sistema solar. Procedeu-se a uma análise documental. Nota-se muitas disparidades sobre os assuntos abordados nos livros didáticos de Ciências, não havendo uma concordância das propostas contidas nos manuais dos professores com o que é exposto no livro do aluno. Poucos livros atendem os requisitos dos PCNs quanto aos objetivos do ensino de ciências, mostrando que a mesma não é neutra e está sempre em construção. É necessário que os autores busquem fidelizar vossas propostas e se atentem aos objetivos dos PCNs, buscando proporcionar uma melhor construção do conhecimento no ensino de ciências.
https://doi.org/10.20396/td.v14i2.8651164
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