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Elementos da História e Filosofia das ciências em livros didáticos de Geologia: uma análise temporal
Camadas rítmicas da Formação Irati, Permiano da Bacia do Paraná
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Palavras-chave

Ensino de geociências. História e filosofia das ciências. Geologia introdutória. Análise de livros didáticos.

Como Citar

MARINHO, Claudio; MIGUEL, Gisele Francelino; SIMAS, Joemes de Lima; GONÇALVES, Pedro Wagner. Elementos da História e Filosofia das ciências em livros didáticos de Geologia: uma análise temporal. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 15, p. e019008, 2019. DOI: 10.20396/td.v15i1.8654663. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8654663. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Neste trabalho buscou-se evidenciar conteúdos de História e Filosofia da Ciência (HFC) em livros didáticos de geologia. Particularmente procurou-se averiguar a continência de tópicos da HFC em obras já utilizadas em cursos de Geologia Introdutória e que ainda estão em uso. Para o estudo foram selecionadas obras publicadas em décadas diferentes, com o intuito de construir a trajetória da abordagem da HFC nos livros didáticos de geologia com o decorrer dos anos, bem como, observar o aumento ou redução da importância destes assuntos. A investigação dos materiais seguiu três caminhos: 1) a análise de conteúdo, com a observação de menções implícitas e explícitas; 2) a contextualização com conhecimentos científicos da época de publicação da obra e 3) o método de triangulação, que permitiu a confluência e discordância nos materiais analisados. O estudo revelou que a abordagem dos conteúdos de Geologia, nos livros didáticos analisados, tem enfoque nos processos e produtos geológicos, ou seja, a estrutura retórica presente nos textos é apresentada de maneira descontextualizada da Histórica e Filosofia da Ciência. A linguagem é dominantemente técnica, enfraquecendo o elo entre a Geologia e o contexto histórico e filosófico existente na época das descobertas geológicas discutidas nos livros. Este trabalho compõe parte de pesquisa maior, com mais obras e análises distintas. Não cabe classificar a qualidade das obras, já que foram publicadas em contextos e momentos diferentes.
https://doi.org/10.20396/td.v15i1.8654663
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