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Ludicidade em foco
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Palavras-chave

Ensino de ciências
Paleontologia
Escala do tempo geológico

Como Citar

GRAFFUNDER, Karine Gehrke; CAMILLO, Cíntia Moralles; GONÇALVES, Rafaelle Ribeiro. Ludicidade em foco: jogo didático sobre a origem e evolução da vida para o ensino médio. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 18, n. 00, p. e022005, 2022. DOI: 10.20396/td.v18i00.8668182. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8668182. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Jogos lúdicos são recursos úteis e facilitadores no processo educativo, uma vez que promovem a compreensão de conteúdos, a argumentação e a socialização entre os alunos. Caracterizada como uma pesquisa-ação, este estudo teve como objetivo elaborar, aplicar e analisar um jogo produzido para estudantes de Ensino Médio, sobre a origem e evolução da vida na Terra ao longo da escala de tempo geológica. A aplicação do material ocorreu em uma turma com 17 alunos do 3º ano do Ensino Médio, em uma escola pública do interior do Rio Grande do Sul. A partir de um questionário realizado com a turma, foi possível perceber que o modelo didático elaborado contribuiu na revisão dos conceitos de uma forma interativa e divertida. Após a aplicação da atividade, notou-se que esta poderia ser desenvolvida em um período maior, com questões mais específicas e complexas, além da modificação de algumas ilustrações para melhor compreensão.

https://doi.org/10.20396/td.v18i00.8668182
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