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Aspectos do projeto político pedagógico do Movimento Escoteiro no Brasil e reflexos na educação ambiental
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Palavras-chave

Educação ambiental. Movimento escoteiro.

Como Citar

SILVA, Camila Moreno de Lima; IMBERNON, Rosely Aparecida Liguori. Aspectos do projeto político pedagógico do Movimento Escoteiro no Brasil e reflexos na educação ambiental. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 10, n. 3, p. 425–435, 2015. DOI: 10.20396/td.v10i3.8637360. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637360. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O Movimento Escoteiro foi fundado por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell (B-P) em 1907 e é um Movimento educacional mundial, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos. A proposta visa o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra. Esse sistema se baseia na Promessa e Lei Escoteiras, e o trabalho em equipe e a vida ao ar livre promove atividades com foco principal nas Ciências Naturais, de interpretação do meio ambiente, e de respeito às dinâmicas terrestres. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi realizado um levantamento de dados junto aos Escoteiros do Brasil (UEB) e entrevistas com Escoteiros de todas as idades e profissões. O objetivo foi demonstrar como um movimento de ensino extraescolar apresenta reflexos na educação escolar, e aspectos da Educação Ambiental presentes nas atividades realizadas pelas crianças e jovens.

https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637360
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