Banner Portal
Pesquisas em ensino e história de ciências da terra: afinidades entre as universidades estaduais de Campinas e Feira de Santana
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Ensino de geociências. Educação. Ensino médio.

Cómo citar

CHAVES, Joselisa Maria; SILVA, Fábio Gonçalves da; RAMOS, Ana Paula Amorim; TANAN, Karla Christiane Ribeiro. Pesquisas em ensino e história de ciências da terra: afinidades entre as universidades estaduais de Campinas e Feira de Santana. Terræ Didatica, Campinas, SP, v. 10, n. 3, p. 461–465, 2015. DOI: 10.20396/td.v10i3.8637364. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637364. Acesso em: 11 may. 2024.

Resumen

Este artigo relata o vínculo entre duas cidades, Campinas e Feira de Santana, que tem origem nas raízes do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História do Instituto de Geociências da Unicamp (PEHCT), a partir da formação de uma das autoras (JMC) no curso de especialização em Ensino em Geociências. O projeto de ensino em Geo­ciências então desenvolvido objetivara diagnosticar e analisar o conteúdo de Geociências nos recursos didáticos utilizados no ensino fundamental e médio das escolas de Feira de Santana. Os elementos de análise foram o livro didático, manifestações artísticas e laboratório computacional. No projeto foi possível observar a atuação de discentes do ensino médio, de graduação e pós-graduação. Outro elo entre as cidades reside na formação acadêmica de outro autor (FGS) que concluiu mestrado no PEHCT da Universidade Estadual de Campinas, tendo como área geográfica o município de Feira de Santana. 

https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637364
PDF (Português (Brasil))

Citas

Chaves J.M. 1995. Os caminhos percorridos para renovação do ensino de Pedologia nos cursos de Licenciatura em Geografia na Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia. Campinas: Inst. Geoc. Unicamp

(Monogr. Especialização). 96 p.

Oliveira, M. M.; Leandro, A. G. Imagem do livro didático e espaço vivido: por uma dialogia possível. Revista Georaguaia, v.1, n.1, 2011.

Silva F.G.da. 2012. Sensoriamento Remoto no ensino de Geografia : Livros didáticos e práticas educativas para o ensino médio em Feira de Santana, BA. Campinas: Inst. Geoc. Unicamp. (Dissert. Mes-

trado PEHCT).

Silva A.P.A.da. 2013. Potencial Pedagógico do Sensoriamento Remoto nas Escolas de Educação Básica da Região Metropolitana de Feira de Santana-Bahia. Feira de Santana: Departamento de Ciências Exatas, UEFS (Dissert. Mestrado PPGM).

Terrae Didatica utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.