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Formação de professores para o estudo do ambiente: projetos escolares e a realidade socioambiental local
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Palavras-chave

Formação de professores. Projetos escolares. Educação ambiental. Trabalhos de campo.

Como Citar

SANTOS, Vânia Maria Nunes dos; COMPIANI, Maurício. Formação de professores para o estudo do ambiente: projetos escolares e a realidade socioambiental local. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 72–85, 2015. DOI: 10.20396/td.v5i1.8637506. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637506. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar os processos e resultados da pesquisa de doutorado, com o referido título, defendida no IG/Unicamp em 2006. A pesquisa teve por objetivo investigar o desenvolvimento de projetos escolares de educação socioambiental realizados a partir da formação continuada de professores, com o uso integrado de recursos de sensoriamento remoto e trabalhos de campo em microbacias urbanas em Guarulhos-SP. Com referência na pesquisa-ação, os projetos escolares tiveram por meta contribuir para a formação de professores críticos e inovadores em exercício a partir da reflexão sobre a atividade docente, bem como para a construção de novos conhecimentos e metodologias para o estudo do ambiente, considerando as relações local/global na análise de problemas. Ao incorporar a questão socioambiental à prática pedagógica, os projetos escolares buscaram contribuir para a inserção da escola na realidade, considerando o lugar como eixo estruturante do currículo escolar.
https://doi.org/10.20396/td.v5i1.8637506
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Referências

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