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Práticas em geociências: roteiro de campo para compreender a evolução costeira no Rio Grande do Sul, Brasil
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Palavras-chave

Período Quaternário. Planície costeira. Educação. Sítio geológico. Geoeducação.

Como Citar

PORTZ, Luana Carla; PORTANTIOLO MANZOLLI, Rogério; ROSA, Maria Luiza Correa da Câmara; GRUBER, Nelson Sambaqui; BARBOZA, Eduardo Guimarães; TOMAZELLI, Luís José. Práticas em geociências: roteiro de campo para compreender a evolução costeira no Rio Grande do Sul, Brasil. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 14, n. 2, p. 119–133, 2018. DOI: 10.20396/td.v14i2.8651854. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8651854. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

A Planície Costeira do RS representa um excelente local de aprendizado, sendo uma das poucas planícies costeiras no mundo onde é possível visualizar os registros estratigráficos/sedimentares das últimas quatro flutuações do nível do mar causadas por eventos glacio/eustáticos do Período Quaternário. Neste sentido, o presente estudo propõe um roteiro de campo que pode ser utilizado por educadores como apoio e consolidação dos conteúdos das disciplinas na área das Geociências. Este roteiro apresenta 10 pontos de parada onde se observa as características e registros, contribuído para a aprendizagem através de atividades práticas. Neste estudo são encontrados os materiais didáticos a serem utilizados nas práticas, contendo a descrição de cada ponto de parada, assim como sua coordenada geográfica e registro fotográfico. A adoção de itinerários adequados ao estudo do ambiente poderá conduzir a um aprofundamento dos conteúdos trabalhados em sala de aula, traduzindo e dando significado ao aprendizado.
https://doi.org/10.20396/td.v14i2.8651854
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