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Educação para a geoconservação: reflexões da experiência no Parque Estadual da Serra do Mar (SP)
Meandros ativos e meandros abandonados em vista aérea de afluente do Rio Tocantins, região entre Estreito e Carolina, Maranhão.
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Palavras-chave

Geoconservação. Parque Estadual da Serra do Mar. Participação. Propagação.

Como Citar

MAZZUCATO, Eliana; BACCI, Denise de La Corte; SANTOS, Vânia Maria Nunes dos. Educação para a geoconservação: reflexões da experiência no Parque Estadual da Serra do Mar (SP). Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 14, n. 4, p. 417–426, 2018. DOI: 10.20396/td.v14i4.8654191. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8654191. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar e analisar a experiência de elaboração, planejamento, execução do curso intitulado “Estratégias de Geoconservação no Parque Estadual da Serra do Mar”, realizado nos núcleos Picinguaba e Caraguatatuba e em uma escola municipal de ensino fundamental de Ubatuba em 2016 e 2017. O curso consistiu em uma etapa de valorização e divulgação do patrimônio geológico e da geodiversidade local, baseado em inventários já realizados na área de estudo. A abordagem teve co-mo princípio a Aprendizagem Social para incentivar a Geoconservação nessa área. Sua construção esteve baseada no ensino de Geociências, na interpretação e divulgação da Geodiversidade, na valorização dos saberes e experiências dos atores locais e na participação desses atores nas propostas educativas para a conservação.
https://doi.org/10.20396/td.v14i4.8654191
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