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Alfabetização científica e climatologia
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Palavras-chave

Materiais didáticos
Educação
Nuvens

Como Citar

OLIVEIRA, Jéssica Patricia; ZEZZO, Larissa Vieira; COLTRI, Priscila Pereira. Alfabetização científica e climatologia: proposta de um livro a partir dos princípios do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA). Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 17, n. 00, p. e021019, 2021. DOI: 10.20396/td.v17i00.8664831. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8664831. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Buscando integrar alunos em sala de aula e facilitar o trabalho do professor, este trabalho explorou possibilidades de relacionamento entre os princípios do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) e o ensino de Climatologia para elaboração de materiais didáticos. Produziu-se um modelo de livro em formato físico e de e-book sobre a temática das “Nuvens” e questões sobre ciclo hidrológico e estrutura da atmosfera. No e-book, os temas foram relacionados à questão das Mudanças Climáticas. A temática climatológica justifica-se por ser um assunto presente no cotidiano de todos; os conceitos, no entanto, não são compreendidos por toda a população. Conclui-se que, quando os princípios do DUA são utilizados desde a concepção do projeto, como no presente caso, é possível explorar, de maneira global, metodologias e ferramentas que ampliem as oportunidades de aprendizagem de pessoas que podem compor, ou não, o público-alvo da Educação Especial.

https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8664831
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