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O documentário como forma de divulgar ciência
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Palavras-chave

Recursos audiovisuais
Evolução de primatas
Divulgação científica

Como Citar

PEREIRA, Tayná de Souza; MONERAT, Carlos Alberto Andrade; BORIM, Danielle Cristina Duque Estrada; ROCHA, Marcelo Borges; ALMEIDA, Gabriel Mendes de. O documentário como forma de divulgar ciência: uma análise da obra “Quando éramos macacos”. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 17, n. 00, p. e021024, 2021. DOI: 10.20396/td.v17i00.8665095. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8665095. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Documentário constitui um gênero audiovisual com potencial para Divulgação Científica, que pode ser utilizado como recurso didático em sala de aula. O presente estudo teve como objetivo analisar o documentário “Quando éramos macacos” a partir de três categorias: modo de representação, características flutuantes e erros conceituais. A análise dos dados possibilitou identificar que o modo de representação participativo foi o predominante. Além disso, foram encontradas algumas características flutuantes, como por exemplo o uso de reconstituições, as quais podem auxiliar em um melhor entendimento do tema, assim contribuindo para a aproximação com o público. Destaca-se que aspectos da Natureza da Ciência foram abordados no documentário, entretanto, percebe-se erros conceituais, tanto relacionados ao conteúdo, quanto a dublagem. Por fim, entende-se que uma das contribuições deste estudo é de sinalizar para a importância de uma leitura crítica de recursos audiovisuais antes da sua utilização como potencial recurso educativo.

https://doi.org/10.20396/td.v17i00.8665095
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