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Educação em mudanças climáticas no contexto brasileiro
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Palavras-chave

Comunicação
Ensino
Material didático
Formação de professores

Como Citar

ZEZZO, Larissa Vieira; COLTRI, Priscila Pereira. Educação em mudanças climáticas no contexto brasileiro: uma revisão integrada. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 18, n. 00, p. e022039, 2022. DOI: 10.20396/td.v18i00.8671305. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8671305. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Mudanças climáticas tem se tornado um tema de discussão em diferentes áreas da sociedade, inclusive na educação, onde esse tópico é considerado recente no contexto brasileiro. Frente ao exposto buscou-se, a partir de uma revisão integrativa da literatura, compreender como vem ocorrendo as pesquisas e a difusão de conhecimentos sobre a educação em mudanças climáticas no Brasil. Para isso, utilizou-se o Google Acadêmico, uma plataforma de livre acesso a pesquisadores e professores da rede básica de ensino, e palavras-chaves em português, a partir das quais foi possível encontrar 25 artigos que se encaixavam nas diretrizes estabelecidas para essa pesquisa. Dentre os resultados, 11 foram artigos teóricos e 14 práticos, os quais demonstraram uma grande preocupação com a compreensão do tema por parte dos estudantes, dada sua complexidade. Nesse sentido, esta pesquisa também evidenciou que algumas vezes a educação ambiental aparece correlata a educação em mudanças climáticas, o que pode ocasionar problemas conceituais. Notou-se também, que há carência de estudos sobre a formação de professores em mudanças climáticas.

https://doi.org/10.20396/td.v18i00.8671305
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