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Ensino de tempo geológico na educação brasileira
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Palavras-chave

Revisão de escopo
Geociências
Ensino
Aprendizagem

Como Citar

SILVA, Augusto Santana Palma; LIMA, Pedro Augusto Leão; SAAD, Karen Ruggeri; SAAD, Paulo Fernandes; VALOTTA, Luis Alberto. Ensino de tempo geológico na educação brasileira: revisão de escopo e avaliação ‘reação-aprendizagem-impacto’. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 18, n. 00, p. e022038, 2022. DOI: 10.20396/td.v18i00.8671540. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8671540. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Tempo Geológico compreende o tempo decorrente entre a consolidação da Terra e o momento atual. Seu ensino encontra-se voltado a processos eficientes de alfabetização científica e formação cidadã, devendo seu emprego em salas de aula considerar as melhores evidências disponíveis para processos de tomada de decisão. Abordagens não sistematizadas de busca e uma não avaliação relacionada à satisfação discente do processo constituem limitações, indicadas por estudos recentes de síntese. Conduziu-se uma Revisão de Escopo voltada à identificação de estudos nacionais acerca da temática seguida da avaliação dos manuscritos a partir das dimensões reação-aprendizagem-impacto. A amostra final foi composta de três estudos que abordaram os cenários de Ensino Fundamental, Médio e Curso Técnico. As dimensões foram fracamente abordadas, representando lacunas pedagógicas relacionadas a um ensino eficiente. Recomenda-se a condução de futuros estudos de sumarização pautados em uma perspectiva sistemática, bem como abordagens práticas voltadas à superação das lacunas identificadas.

https://doi.org/10.20396/td.v18i00.8671540
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