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Inovação no paradigma curricular: os projetos temáticos em geologia
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Palavras-chave

Mudança curricular. Formação profissional. Estrutura curricular. Trabalho de conclusão de curso. Qualidade acadêmica.

Como Citar

MENEGAT, Rualdo; MIZUSAKI, Ana Maria Pimentel; REMUS, Marcus; LELARGE, Lidia Maria Vignol Lelarge; DANI, Norberto. Inovação no paradigma curricular: os projetos temáticos em geologia. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 10, n. 3, p. 204–216, 2015. DOI: 10.20396/td.v10i3.8637320. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637320. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Durante cerca de 40 anos o curso de geologia da UFRGS formou profissionais com base em um currículo cujo trabalho de conclusão dava-se por meio de um mapeamento geológico básico. A partir dos anos de 1990, deu-se início a uma profunda mudança curricular que culminou, no início dos anos 2000, com a implantação de nova modalidade de trabalho de conclusão do curso, denominada de Projetos Temáticos em Geologia. O propósito do presente artigo é discutir o contexto histórico da mudança de paradigma na formação profissional depois de um longo período de autoritarismo institucional que foi vigente durante o regime militar. Além disso, expõe-se o modo de funcionamento e as características dos Projetos Temáticos e os principais resultados alcançados em 13 anos de desenvolvimento em uma instituição universitária pública e democrática. Por fim, estabelecem-se algumas reflexões sobre os avanços possíveis na formação profissional de qualidade em contextos técnico-científicos complexos e democráticos.

https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637320
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