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A construção de um litofone em uma abordagem interdisciplinar
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Palavras-chave

Litofone. Ensino de geologia. Interdisciplinaridade. Propriedades elásticas. Música.

Como Citar

LIVÉRIO JUNIOR, Arlino Camargo; SANTOS, Eduardo Matos; TUFAILE, Adriana Pedrosa Biscaia; TUFAILE, Alberto; MENDES, Carlos Molina; IMBERNON, Rosely Aparecida Liguori. A construção de um litofone em uma abordagem interdisciplinar. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 10, n. 3, p. 283–288, 2015. DOI: 10.20396/td.v10i3.8637343. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8637343. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Rochas são usadas como instrumentos musicais desde o surgimento da música. Litofones, do grego lithos (rocha), são instrumentos de percussão baseados em placas rochosas. Eles são similares aos mais usuais xilofones, mas com as características musicais únicas originadas de sua construção peculiar. Na Inglaterra, a história dos litofones data do século 18. Nós construímos e analisamos um litofone com o objetivo de usá-lo como ferramenta educacional no ensino de geologia e física. Um tópico organizador de interesse, a música, é o tema central na abordagem interdisciplinar introduzida aqui. De fato, no desenho do instrumento, as placas de rocha devem ser caracterizadas, com as suas relações entre frequência e comprimento estabelecidas, a fim de que notas específicas sejam selecionadas. Outro objetivo do presente trabalho é a utilização do som como ferramenta na caracterização das propriedades elásticas de materiais. Nossos resultados sugerem que a abordagem apresentada é efetiva como ferramenta educacional para uma audiência ampla. 

https://doi.org/10.20396/td.v10i3.8637343
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